Entretenimento

Carlinhos Maia não fala sobre política para não perder seguidores: "Sou sincero"

Influenciador conversou com o Portal da Band nos bastidores da gravação do Faustão Na Band

Por Leonan Oliveira

Carlinhos Maia no Faustão Renato Pizzutto/Band TV
Renato Pizzutto/Band TV

Um dos nomes mais populares da internet brasileira, Carlinhos Maia produz conteúdo diariamente e alimenta uma base de mais de 25 milhões de seguidores. Durante conversa com a reportagem do Portal da Band, nos bastidores de sua participação no Faustão Na Band desta quinta-feira (15), o humorista alagoano confessou que evita falar sobre política em seus canais oficiais para evitar a perda de seguidores. “Eu sou sincero”, disse. 

Por conta de seu alcance digital, Carlinhos Maia é constantemente cobrado para se posicionar politicamente, com pessoas perguntando, por exemplo, qual é o voto do influenciador. Embora afirme entender as motivações das cobranças, Maia explicou que sua recusa ao tema vai muito além de suas próprias escolhas. “Quando eu digo que não quero perder seguidores, eu estou falando a verdade porque eu sei quantas pessoas estão por trás do Carlinhos Maia, o quanto de gente que eu ajudo e que me ajudam também”, disse. “As pessoas não estão acostumada a ouvir a verdade”, completou. 

Eu entendo as cobranças de posicionamento político, sei que estamos passando por um momento difícil no nosso país e as pessoas que se posicionam são muito importantes.

“Quem está dando a cara a tapa para fazer um futuro melhor, quer que os outros também façam parte disso, só que ainda existem pessoas que têm medo”, continuou. O influenciador destacou que o público é a parte mais importante de seu trabalho, que é fazer piadas e levar um pouco de alegria para as pessoas em casa. Logo, segundo ele, não sabe discussão política, considerando as diferenças entre seus seguidores. 

Eu super entendo quando as pessoas fazem críticas à mim, falando que tenho que me posicionar, mas ao mesmo tempo não tenho que me posicionar porque o voto ainda é secreto, é uma escolha.

Apesar de confessar não ser a sensação mais agradável de seu trabalho, Carlinhos Maia diz estar acostumado com as constantes críticas na web e chama a atenção para um ponto que muitas vezes passa despercebido: influenciador digital é uma profissão sem manual e que exige erros e acertos para que tudo corra bem. “Eu acho que as pessoas têm que entender que não existe faculdade para influenciador. É só um cara com um telefone na mão e que as pessoas se identificaram com o carisma ou seja lá com o que for”, disse. “Eu sou um cara que estou aí para aprender com os erros, não tem nada pronto”, completou.

“O mais difícil é provar para si que o que os haters falam não é verdade”

Fazendo uma análise sobre a vida na internet, Carlinhos Maia brincou que o público acredita que sua rotina seja apenas de “oba oba” e destacou que uma de suas maiores dificuldades é não ser levado pelas opiniões destrutivas que são diariamente publicadas por anônimos. “Com certeza a maior dificuldade é tentar provar todos os dias que você é uma pessoa boa”, disse. 

Ele destacou que, por conta da presença constante nas redes, tudo o que faz é monitorado e qualquer coisa “fora da curva” pode virar uma grande questão na internet. Ele contou que, por menor que seja, as falhas dos influenciadores digitais podem tornar-se maiores do que todas as coisas boas já feitas por ele em relação ao público. 

O mais difícil é provar para si mesmo que aquilo que os hater falam não é verdade.

O trabalho de Carlinhos Maia demanda todo o tempo da vida do influenciador, que compartilha com os seguidores todos os momentos de seu dia, do despertar até o adormecer e, naturalmente, isso pode render algumas falas polêmicas ao longo do dia. “Você escolhe dividir a sua vida com milhões de pessoas, então você dá parte de todo o seu tempo para elas. Eu estou ali 365 dias do ano fazendo várias coisas incríveis, mas estou todos os dias, então quando sai qualquer coisinha negativa ou alguma bobagem que você tenha falado, aquilo fica maior do que tudo de bom que você fez”, explicou. 

“A coisa que eu mais me orgulho na vida é de mim mesmo”

Carlinhos Maia nasceu no interior de Alagoas, em uma cidade chamada Penedo. Por conta da dificuldade de acesso físico a local, o influenciador destacou durante a conversa que suas conquistas pessoais são o maior motivo de orgulho de sua vida. “Olha de onde eu saí, de onde eu era, quem eu era, todas as minhas expectativas de realidade”, disse. “Hoje estou no Faustão para falar sobre mim e eu me orgulho muito disso”, completou. 

A maior responsabilidade de ser influenciador é ter responsabilidade diária de levar coisas boas para pessoas. 

Apesar das mudanças pessoais, Carlinhos Maia destacou entender que seu trabalho vai muito além de transformar a própria realidade e falou sobre a importância de seu papel também para o público. “A minha responsabilidade é fazer as pessoas rirem à noite, irem nas minhas redes e ter um filho virtual a noite e fazer as pessoas ficarem bem. Eu só quero fazer as pessoas rirem”, disse. 

Carlinhos Maia participa do Na Pista do Sucesso, quadro musical do Faustão Na Band, nesta quinta-feira (15), ao lado da bailarina Carol Nakamura. Além de tentar adivinhar as atrações musicais da semana, o influenciador divide com o público mais histórias de sua vida e mostra por que é um fenômeno nas redes sociais. 

Mais notícias

Carregar mais