"Calabreso" é gordofobia? Saiba o que é termo que Davi usou com Lucas no BBB 24

A resposta tem menos a ver com o dicionário formal e mais com um humorista chamado Toninho Tornado

Da Redação

Davi, Lucas e Bin Laden
Reprodução/ Instagram

O clima esquentou na casa mais vigiada do país. Além de Alane e Fernanda protagonizarem uma baita discussão, na madrugada da última quinta-feira (01), Davi, Mc Bin Laden e Lucas Henrique brigaram e quase chegaram à agressão. Contudo, o que chamou atenção nas redes sociais, foi um termo usado na confusão: “Calabreso”. 

A discussão entre os participantes aconteceu porque Davi ouviu seu nome em uma conversa entre Wanessa Camargo, Lucas e Yasmin Brunet, antes da festa começar. Mais tarde, ainda incomodado com a situação, ele tirou satisfações com Lucas e a briga começou. Bin Laden também entrou na discussão para defender o aliado.

Durante a discussão entre Lucas Henrique e Davi, o baiano chamou o professor de capoeira de "calabreso". O uso do termo causou uma confusão na casa e gerou questionamentos sobre se o motorista de aplicativo foi ou não gordofóbico. 

É gordofobia ou não?

Conforme o dicionário formal, no substantivo feminino, calabresa é um tipo de linguiça, geralmente apimentada, muito usada na confecção de pizzas, por exemplo.

Contudo, durante a festa, Bin Laden avaliou e disse: “Calabreso é uma gíria hoje em dia. Mas antigamente era uma ofensa com quem era gordo. Para que ficar chamando o cara de calabreso? Mas não foi ofensa gordofóbica". 

“Claro que foi ofensa, Bin. Chamar o cara de calabreso, em um momento de raiva é ofensa sim”, avalia Michel e Bin Laden concorda. 

Após a confusão, enquanto Lucas repercutia a discussão com outros brothers, Bin Laden acusou Davi: “Está xingando ele porque ele é gordo. Recebo esse apelido porque sou gordo. Ele está fazendo isso. Vou logo jogar a real”. 

Contudo, em outro momento, Davi explicou que não teve intenção de machucar ninguém. “Só pedi para ele ter calma. Calma, calabreso. Só falei isso”, explicou o brother. 

Porém, Leidy ainda colocou Davi na parede e perguntou novamente: “O que é calabreso? Não se faz de desentendido… Estão falando que calabreso é chamar a pessoa de gorda”. Mais uma vez, o baiano se defendeu. “Não chamei ele de gordo, só de calabreso. É uma resenha que tem em Salvador. Não tem nenhum significado, na percepção de xingar… Deixa ele inventar o que quiser”, disparou.

No entanto, nas redes sociais, os internautas resgataram que a expressão foi criada por Toninho Tornado e se tornou meme nas redes sociais. Até o próprio Bin Laden já brincou com as expressões criadas pelo humorista. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Yasmin Brunet foi uma das poucas na casa a entender a referência e dizer que não acha que Davi foi gordofóbico durante a discussão. "Calabreso, pelo que sei, é para debochar de quem está estressadinho", disse a modelo e influencer.

Quem é Toninho Tornado?

Toninho Tornado é um ator e humorista que ficou famoso ao participar de pegadinhas na TV. Na internet, ele também faz sucesso com o seu canal no YouTube. Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Toninho trabalha com humor desde 1987, como contou em entrevista ao Podpah.

Recentemente, o humorista viralizou ao trocar o gênero de palavras, como "calabreso", e chamar as pessoas assim. O modo de falar se popularizou na internet e ganhou as ruas.

Além de calabreso, palavras como mussarela, lumbrigo e outras, são usadas pelo comediante em suas pegadinhas para estressar a pessoa que é alvo da brincadeira. Isto é, ele debocha da seriedade da discussão e acaba irritando mais a outra parte. 

Justamente por isso, o termo: “Calma aí, calabreso”, viralizou nas redes sociais e tornou a palavra conhecida e usada por muitas pessoas. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Em entrevista ao podcast, o humorista explica que a ideia de flexionar os gêneros de palavras do cotidiano para o masculino veio depois de uma brincadeira com um amigo, que sempre aparecia de ressaca. 

“Tá meio estressado hoje, ô, delício?”, brincou ele na época em que trabalhava como bombeiro no Itaim Bibi, São Paulo. A irritabilidade do amigo, que estava de ressaca, foi o que mostrou que seria uma boa ideia trocar a letra A pela letra O no fim das palavras.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.