Está dando o que falar! A brasileira, Laís Basilio, de 23 anos, que morava na Irlanda, foi desmascarada após arrecadar doações com uma vaquinha online e através do PIX, ao fingir durante um ano que tinha um câncer de medula.
Nas redes sociais, Laís assumiu a farsa e explicou tudo que aconteceu. “Eu iniciei isso botando a cara aqui e vou terminar botando a cara. Estou aqui para arcar com isso e gostaria muito de pedir perdão a toda a comunidade brasileira e a toda a sociedade oncológica. Espero de verdade que, depois que isso passe, vocês continuem tendo apoio”, afirmou.
Segundo Lais, seus familiares não sabiam da mentira. “É importante deixar claro que nenhum familiar meu estava envolvido. Fiz tudo sozinha. Independente do que aconteça, estou pronta para arcar com isso. Eles acreditavam assim como todo mundo”, pontuou.
Assista:
Doações
A jovem começou a arrecadar as doações no final do ano passado, ao compartilhar sua suposta história com os brasileiros que também moravam na Irlanda, e se comoveram com a sua situação.
No link da vaquinha, Lais contou que precisou abandonar seu emprego para cuidar da sua saúde e chegou a arrecadar mais de 5.890 euros, quase R$ 35.293,05, além das doações feitas via conta Pix.
Veja a descrição:
“Olá, meu nome é Laís, tenho 23 anos e descobri um câncer em dezembro de 2023. Desde então, passei por quimioterapia, cirurgia e radioterapia e agora estou à procura de um doador de médula compatível. Desde que recebi o diagnóstico, eu parei de trabalhar e, consequentemente, estou sem receber salário ou ajuda do governo, pois estou aqui como intercambista e não tenho tempo suficiente de contribuição. Até agora, estava vivendo com as minhas economias e ajuda de amigos. Eu decidi criar essa vaquinha para me ajudar com o pagamento das contas e também porque quero trazer minha mãe para estar aqui comigo. Agradeço a todos de coração e qualquer ajuda é bem-vinda”.