Já imaginou como seria se você descobrisse que um das cantoras mais famosas do mundo é sua prima? Essa pode ser uma realidade tanto para Beyoncé quanto para Madonna! Um estudo feito pela Genera, empresa especializada no mapeamento de ancestralidade, apontou que as duas lendas da música pop tem um ancestral comum e podem ser consideradas primas de 10º grau. O estudo foi tema do “Menino, Nem Te Conto” desta semana.
Para chegar a essa conclusão, a empresa mergulhou no passado histórico da família de Beyoncé e explicou que, na verdade, o nome original da família - que é sobrenome da mãe da cantora - é “Beyincé”. A família é originária da França e, muitos anos atrás, atravessou o oceano e migrou para o Canadá e, depois, para os Estados Unidos.
A conexão entre Madonna e Beyoncé acontece 10 gerações antes do nascimento das artistas da música pop: a trisavó da Beyoncé foi a primeira a nascer nos Estados Unidos, sua mãe era canadense. Antes dela, outras cinco gerações da família também nasceram no Canadá, sendo o primeiro deles um homem chamado Jean François. A mãe de Jean, uma mulher chamada Marie Guyon, nasceu ainda quando a família estava na França.
Além de Jean François, Marie Guyon teve vários filhos, incluindo um homem chamado Charles Bélanger, que é o antepassado de Madonna. Ou seja: os antepassados das cantoras são irmãos e a mãe deles é o ponto de encontro entre as artistas. Isso significa que Madonna e Beyoncé podem ser consideradas primas de 10º grau.
A Genera explicou que, apesar de ser uma teoria fácil de entender, na prática a conexão entre elas é muito difícil de rastrear com precisão, considerando o número de pessoas envolvidas no processo de evolução e separação da família das cantoras. Para chegar até a ancestral comum das artistas, é preciso voltar 10 gerações e, em números, isso significa uma família com cerca de 1048 pessoas.