Disponível no Bandplay, O Tigre e a Neve é um filme italiano de 2005, dirigido e estrelado por Roberto Benigni. Engraçado e emocionante, Benigni incorpora um personagem otimista e saliente, o poeta e professor universitário Attilio De Giovanni que tenta diariamente conquistar a mulher de seus sonhos, Vittoria (Nicoletta Braschi – produtora e mulher de Roberto Benigni na vida real).
Trata-se de um homem completamente apaixonado que prepara jantares, faz declarações de amor e sonha com o dia do casamento dos dois. Mas, a verdade é que Vittoria não mostra interesse por ele e até perde a paciência perante os esforços de sedução deste incansável poeta teimoso e irracional.
Vittoria, uma ávida escritora, está elaborando uma biografia sobre Fuad (Jean Reno) e, por essa razão, decide viajar para o Iraque, sua terra natal, para realizar pesquisas e entrevistar o poeta iraquiano. No entanto, no mesmo dia, os Estados Unidos invadem o país para tentar depor o tirano Saddam Hussein e o impensável acontece: Vittoria sofre um grave acidente, decorrente de um bombardeio e fica à beira da morte. É então que Attilio parte para Bagdá e, diante de uma cidade completamente destruída, encara a missão de salvar a vida sua amada.
Este, que é o último filme de Roberto Benigni, retrata o amor como o mais revolucionário dos sentimentos, possui em sua essência o drama e ainda conta com uma reviravolta totalmente inesperada no final, onde notamos a exposição de uma fraqueza de Attilio e percebemos que aquele personagem não era tão perfeito assim como aparentava ser ao longo da trama.