John Williams fez história no Oscar. Aos 90 anos, o compositor se tornou a pessoa mais velha já indicada ao prêmio, ultrapassando o recorde do roteirista de “Me Chame Pelo Seu Nome”, James Ivory, da diretora de “Faces Places”, Agnès Varda, e da figurinista de “A Voz Suprema do Blues”, Ann Roth – todos tinham 89 anos quando receberam suas respectivas indicações.
O músico também é agora uma das pessoas mais indicadas na história do prêmio, com 53 nomeações. A única personalidade que teve mais foi Walt Disney, com 59. Ao longo de sua carreira, Williams venceu 5 estatuetas.
Um dos compositores mais prestigiados da história do cinema, John Williams é responsável pelas trilhas sonoras de filmes icônicos como “Tubarão” (1976), “Star Wars” (1978), “Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida” (1982), “A Lista de Schindler (1994) e ”Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2002).
Ele também conquistou uma série de outros prêmios importantes, como Grammys e Emmys.
E quem foi a pessoa mais jovem?
No outro lado do espectro, até hoje, a pessoa mais jovem já indicada ao Oscar foi o ator Justin Henry. Ele foi reconhecido por sua atuação no longa “Kramer vs. Kramer” (1979), protagonizado por Meryl Streep e Dustin Hoffman.
À época, ele tinha 8 anos de idade e foi indicado à categoria de melhor ator coadjuvante – o prêmio foi vencido pelo ator Melvyn Douglas.