Em um mercado milionário, a venda de fotos sensuais (e até dos pés), se tornou muito popular na internet. No entanto, muitas pessoas fogem desse negócio, e usam as redes sociais apenas para mostrar momentos da vida, como Alessandra Negrini, de 53 anos. No entanto, a atriz, que já vinha ganhando destaque por sua aparência jovem, compartilhou uma foto com os pés a mostra — o que gerou um debate sobe podolatria.
Na imagem, Alessandra posou de biquíni enquanto aproveitava um momento relaxante em uma cachoeira, e alguns internautas se surpreenderam com um detalhe nos pés da atriz: o fato de ela estar com as unhas compridas. Nas imagens, a artista aparece à vontade, de cara limpa, cabelos molhados e um biquíni preto básico.
Os seguidores da famosa não deixaram de comentar. Muito elogiaram cada detalhe da foto, e destacaram, principalmente, a beleza dos pés da atriz. Entretanto, ela recebeu muitas críticas: "Que unha grande", observou um seguidor. "Maravilhosa dos pés ao tornozelo", opinou outro. "Descobri o defeitinho da Alessandra Negrini: os pés com essas unhas enormes", disse mais um.
A atriz não é a primeira. Outros famosos já viraram assunto por publicarem fotos mostrando os pés, seja pelo tamanho, cor ou formato deles. Em muitos casos, viraram memes. Contudo, não se pode deixar de notar, o número de elogios aos pés e os pedidos por mais fotos.
Pés untados em óleo, com ou sem pedicure feita, de salto alto, descalços, limpos, sujos, suados ou de meias: as categorias em volta da podolatria não parecem acabar e o mercado do fetichismo com pés atrai cada vez mais utilizadores e criadores de conteúdos a plataformas como OnlyFans, Funwithfeet, Twitter, Instagram, Reddit ou ManyVids.
Mas afinal, o que é podolatria?
Podolatria é o interesse de um indivíduo pelos pés, que podem levar a uma excitação sexual, ou não. Alguns adeptos só têm o desejo de sentir os pés, cheirá-los e idolatrá-los. Um fetiche, muitas vezes, considerado não convencional, porque desvia o prazer para outra parte do corpo além dos genitais. E esse interesse, um dos mais populares no mundo, aparece por pés de todos os tipos e nas condições mais diversas.
Um fetiche não é um transtorno psiquiátrico - só se torna um problema quando afeta a vida da pessoa: trabalho, família e convívio social. A obsessão pode ocasionar um desvio comportamental sério.
A podolatria tem um fator erótico, isto é, desperta a sensualidade, o desejo e as fantasias. Assim, ela pode ser muito benéfica para a relação afetivo-sexual. A troca de prazer auxilia na aproximação e no desenvolvimento da intimidade dos envolvidos.
Como identificar um podolatra?
O sexólogo estadunidense Justin Lehmiller, autor do livro "Me diga o que você quer" (em tradução livre), analisou em site oficial uma pesquisa de 2007, com 400 entrevistados, sobre as preferências por fetiches e os pés foram citados por metade dos envolvidos.
Os pés são sensíveis ao toque, devido a uma quantidade expressiva de terminações nervosas. O que pode caracterizar a motivação para usá-lo nas preliminares ou durante o ato. Além disso, há pesquisas que associam os pés ao orgasmo.
Mas afinal, como identificar um podolatra? São pessoas que gostam de admirar, massagear, beijar, lamber e/ou cheirar os pés. Sentem prazer em determinadas características, como unhas pintadas, sapatos de salto, tatuagens, bijuterias ou tamanho. Além disso, gostam de ser massageados ou estimulados sexualmente com pés.
Ou seja, se você se relaciona com uma pessoa assim, coloque seus pés para jogo!