Akira Toriyama, criador de “Dragon Ball”, morreu aos 68 anos no dia 1° março, mas o fato só foi anunciado nesta sexta-feira (8) pelo site oficial de Dragon Ball em um comunicado compartilhado pela Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo.
O criador de uma das franquias mais famosas de anime e mangá faleceu por conta de um hematoma subdural agudo, um coágulo sanguíneo no cérebro.
O perfil oficial do X de “Dragon Ball” também fez um pronunciamento sobre a morte de Akira Toriyama e reafirmou como a arte deixada por ele é amada ao redor do mundo:
"Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.", diz a nota.
O anime criado por Akira, na década de 80, foi um dos mais bem-sucedidos no mundo, com adaptações transmitidas em mais de 80 países, inclusive no Brasil. Até os dias de hoje, “Dragon Ball” é sucesso entre jovens e adultos.
O mangá apareceu pela primeira vez em 1984, na revista Shounen Weekly, para contar a história de Son Goku, um garoto com um rabo de macaco que, com seus amigos, vão em busca das "esferas do dragão".
Pronunciamentos
Jackie Chan se pronunciou sobre a morte do criador de Dragon Ball em seu perfil na rede social chinesa Weibo. O ator, que era grande fã de Akira, compartilhou a foto do encontro entre os dois em 1986 e comentou:
"Akira Toriyama-sensei, obrigado por criar tantas obras clássicas. Elas estarão eternamente presentes nesse mundo. Descanse em paz.", publicou.
O anúncio de sua morte também foi publicado no Instagram oficial dos fãs do artista, que lamentaram profundamente o ocorrido: “Isso parece irreal, mas estamos profundamente tristes em informar que o criador do mangá Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos. Descanse em paz Akira Toriyama”.