Agronejo é o ritmo do ano: saiba o que é e quando o estilo estourou

Uma fusão envolvente entre o sertanejo e os universos do pop, eletrônico e funk conquista o Brasil, revelando o sucesso estrondoso de uma nova vertente

Por Hanna Rahal

Agronejo é o ritmo do ano: saiba o que é e quando o estilo estourou
Luan Pereira, Ana Castela e Us Agroboy
Reprodução

O agronejo, termo resultante da fusão entre "agro" - em referência ao meio rural - e "sertanejo", é um gênero musical brasileiro que mistura os tradicionais acordes sertanejos com ritmos dançantes, como pop, funk e eletrônico. 

O fenômeno explodiu nas paradas musicais brasileiras no início de 2020, cativando públicos de todas as idades. De acordo com dados do Google Trends, as buscas pelo estilo começaram a tomar forma em 2019, mas foi a partir do ano seguinte que o interesse no país pelo ritmo aumentou consideravelmente. Isso porque, com a ajuda das redes sociais, o estilo ganhou força durante a pandemia de covid-19.

O momento de maior interesse dos brasileiros pelo estilo musical foi em novembro deste ano, conforme a plataforma. O mês foi recheado de grandes festivais sertanejos pelo país, que colocaram em evidência nomes do agronejo, como Ana Castela e Luan Pereira

Na época, os artistas também ocupavam os tops de músicas mais ouvidas em plataformas de streaming. Alé disso, Castela foi a artista mais ouvida no Brasil pelo Spotify em 2023. Também é dela o hit mais escutado pela plataforma no ano: "Nosso Quadro".

O que é agronejo?

  • A origem do agronejo remonta à busca por inovação no universo sertanejo. 
  • A fusão com elementos do funk e do pop trouxe uma sonoridade vibrante e dançante, com batidas contagiantes e letras que transitam entre o romântico e o descontraído. 
  • O resultado é um estilo musical que ressoa especialmente nas áreas rurais, mas que conquistou popularidade em todo o país.
  • Enquanto o sertanejo universitário ganhou os corações nas últimas décadas, o agronejo surge como uma resposta autêntica, abraçando o orgulho de suas raízes rurais. 
  • Os artistas destacam o valor de ter crescido na roça, vivenciado o campo, e incorporam o amor pelo gado e o manejo de tratores em suas narrativas, tornando-se verdadeiros "meninos e meninas da pecuária".

Luan Pereira entre a ostentação e a roça

Aos 20 anos, Luan Pereira chegou ao topo do Spotify com a música “Dentro da Hilux”, que conta com as participações de MC Daniel e Ryan SP. Apesar de muito jovem, o cantor se tornou um dos principais nomes do agronejo.

O artista possui mais de 13,9 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 800 milhões de visualizações no YouTube e foi recentemente contratado pela Som Livre.

Ele incorpora sua figura de agroboy às batidas de funk em letras cheias de sensualidade e ostentação. É o caso de "Botadona Bruta", "Ela Pirou na Dodge Ram", em parceria com MC Ryan SP, e "Roça em Mim", ao lado de Zé Felipe e Ana Castela, de quem é amigo.

O cantor veste chapéu, cinto de fivela e botina por onde vai, em reforço à estética agroneja. Para chegar no Top 1 nos streamings, o artista usou muito senso de humor nas redes sociais e se tornou hit em plataformas como o TikTok. 

Em uma participação no programa Faustão na Band, ele disse que deseja quebrar muitos preconceitos: “Eu não diria que o 'agronejo' veio para mudar, mas ele é uma bandeira branca dentro da música”, disse o cantor, que explicou que a mistura de referências não é um problema. 

“Tem gente que fala que o sertanejo não pode gravar com funkeiro, que o sertanejo raiz não pode gravar com a galera da atualidade e etc. O agronejo diz que o feat de dois ou três é muito mais forte do que um, a união move muito e é muito mais forte, além de dar uma modernizada”, completou.

O que os sertanejos acham do agronejo?

Em entrevista exclusiva ao Band.com.br, Gustavo Mioto, ex-namorado de Ana Castela, reforçou a importância do seguimento. 

“Essa é a renovação do sertanejo e para mim é o mais importante de tudo o que essa gurizada tem feito. Eles trazem os mais jovens usando, inclusive, chapéu e bota —  fundamental para fortalecer cada vez mais o sertanejo. Eles são talentosos demais e merecem tudo que tá rolando”, conta.

Zé Neto e Cristiano, também em entrevista exclusiva ao Band.com.br, disseram que já se consideram a velha guarda do sertanejo. A dupla confessou que eles já foram os “novos” do mercado, mas agora é preciso dar espaço para a galera do agronejo. 

“Acho que vale tudo. Se está fazendo sucesso, é porque é bom. Se está em evidência, é porque é bom”, diz Zé. “O nosso maior sucesso foi uma sofrência, que também foi uma fase muito forte do sertanejo. Mais uma vez, o que a galera do agronejo está fazendo é se reiventar”, explica Cristiano. “O movimento deles continua deixando o sertanejo forte e puxando todo mundo para cima também. Então é muito legal”, completa Zé Neto. 

Quais artistas se destacam no agronejo?

Luan Pereira

Ana Castela 

Chris No Beat

Us Agroboy

Léo e Raphael

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais