O Grande Prêmio de São Paulo acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Interlagos. Inclusive, foi por lá que Adriane Galisteu, conheceu Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1 e eterno ídolo brasileiro, na reta de largada do autódromo, em 1993, quando trabalhava como grid girl.
A apresentadora, atriz e modelo Adriane Galisteu nasceu no dia 18 de abril de 1973 e tem 50 anos. A loira ficou conhecida ainda adolescente, ao participar do grupo musical “Meia Soquete”. Contudo, foi só após o namoro com o piloto, que ela ganhou projeção nacional na mídia.
Relacionamento de Senna e Galisteu
Adriane Galisteu tinha 19 anos quando conheceu o maior ídolo brasileiro do automobilismo, Ayrton Senna. Eles se aproximaram em uma festa realizada em São Paulo, para celebrar a vitória do piloto no GP de Interlagos. Não demorou para o tricampeão convidar a modelo para um final de semana romântico em Angra dos Reis.
Depois disso, o casal foi visto cada vez mais vezes juntos. A modelo acompanhava o namorado em provas internacionais, eventos sociais e até durante entrevistas. Além da diferença de idade, quase 15 anos - a vida de luxos que a então modelo passou a viver incomodou parte do público, que acusava interesse de ficar famosa com a relação.
Galisteu deixou a profissão de modelo para se dedicar ao relacionamento. Em entrevistas, ela contou como o convívio com o piloto mudou sua vida. Eles passaram cerca de um ano juntos e viviam um ótimo momento na relação, até o acidente que ocasionou a morte de Senna.
No dia da tragédia, 1º de maio de 1994, a modelo estava no Algarve, em Portugal, onde encontraria o namorado depois da prova na Itália. No entanto, após uma colisão entre o carro do piloto brasileiro a 216 quilômetros por hora e uma barreira de concreto, Senna perdeu a vida. Existem hipóteses que garantem que o piloto poderia ter saído vivo, mas o acidente foi fatal.
O que aconteceu após a morte de Senna?
O jornalista Lemyr Martins, autor do livro "Uma estrela chamada Senna", disse, em um documentário da BBC, que Galisteu foi o grande amor de Senna e "poderia ter sido mãe de seus filhos", não fosse o acidente que matou o atleta na Itália. Contudo, também existem teorias de que Xuxa e Sena haviam conversado no dia anterior ao acidente e teriam decidido reatar o relacionamento.
Os familiares receberam a rainha dos baixinhos de braços abertos, mas não abraçaram Galisteu. Na época, noticiou-se que o carro em que Adriane estava foi um dos últimos do cortejo — Xuxa ficou no segundo carro, atrás apenas do automóvel que levava o corpo de Senna.
Apesar disso, Galisteu já falou em entrevistas que não guarda mágoas da família do piloto e entende que todos estavam “desolados” na época. Alguns meses depois, a modelo lançou o livro “O Caminho das Borboletas”, em homenagem ao tempo em que passou com Sena.
A apresentadora disse que, depois da morte do namorado, ficou um ano sem conseguir trabalhos remunerados. A declaração foi dada durante programa do Faustão na Band. “As pessoas não queriam me contratar. Eu era modelo na época, mas ninguém queria a minha imagem, que estava ligada a um ídolo mundial que havia acabado de morrer numa tragédia”.
Desentendimentos de Adriane Galisteu e Xuxa
Após o velório, a relação de Galisteu e Xuxa, no entanto, ficou estremecida. A apresentadora e o piloto namoraram cerca de um ano e oito meses e continuaram se encontrando por mais dois anos depois que terminaram Em seguida, Senna começou a namorar Galisteu e “cortou contatos”.
Durante um programa de 2010, Xuxa disse pretender encontrar o piloto. "Estávamos separados há dois anos e me disseram que ele ia correr na Itália. Eu ia atrás dele na segunda ou na terça-feira, mas ele morreu no domingo. Ele continua sendo o amor da minha vida e eu ainda vou encontrar com ele", disse.
À época, Galisteu criticou as falas da apresentadora e chamou de “deselegante”. Recentemente, no "Xuxa, o Documentário", a rainha dos baixinhos falou sobre sua relação com o piloto, abriu o jogo sobre sexo e ainda disse que "se descobriu como mulher" ao lado dele.
No ano passado, Adriane disse em entrevista que nunca chegou a se encontrar com Xuxa, embora ambas tenham muitos amigos em comum. “Às vezes, as pessoas esperam uma coisa da briga e não tem. Pelo menos por mim, não é do meu interesse. Eu me defendo quando pisam no meu calo”, explicou a artista.
Em entrevista à revista Playboy em 1990, o piloto falou sobre a relação com Xuxa. "Acho que fui um dos únicos que conseguiram entrar no mundo dela. Conheci coisas muito, muito particulares do interior da Xuxa e posso dizer que uma única vez, em toda a minha vida, senti lá dentro o desejo de ter uma família".
Em 1993, Senna desabafou sobre o relacionamento que viva com Galisteu: "Sou muito feliz. [...] Tendo uma vida como nós (pilotos) brasileiros, girando o mundo com a Fórmula 1, merecemos, às vezes, ter um pouco de calma e dividir a nossa vida com uma mulher especial", afirmou.
Como está Adriane Galisteu hoje?
Em 1996, Galisteu fez seu primeiro trabalho como atriz, na novela Xica da Silva, da extinta Rede Manchete. A partir daí, a artista nunca mais saiu das telinhas. Foi contratada por diversas emissoras como apresentadora, chegou a atuar em novelas e atualmente ela apresenta o reality show A Fazenda.
Apesar de já ter se relacionado com diversos famosos, atualmente a comunicadora é casada com o empresário Alexandre Iodice. Juntos oficialmente desde 2010, eles são pais de Vittorio Iodice, de 13 anos.
Programação completa do GP de São Paulo de F1
Acabou a espera! Neste fim de semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, acontece o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023, em Interlagos.
A etapa brasileira terá transmissão exclusiva da Band (TV aberta), do BandSports (TV fechada), em Band.com.br e em Bandplay. A rádio BandNews FM e a Rádio Bandeirantes também acompanham em tempo real.
Sexta-feira, 3 de novembro
Treino livre: 11h30
Classificação para a corrida de domingo: 15h
Sábado, 4 de novembro
Classificação da sprint: 11h
Corrida sprint: 15h30
Domingo, 5 de novembro
Corrida: 14h