Abertura do Rock in Rio é marcada por exaltação do metal: "Rock de verdade"

Shows de nomes poderosos do metal, como Iron Maiden e Sepultura, marcaram a primeira noite do Rock In Rio

Por Leonan Oliveira

Fãs de metal chegam para o primeiro dia de Rock in Rio Amanda Melo/Rock In Rio
Fãs de metal chegam para o primeiro dia de Rock in Rio
Amanda Melo/Rock In Rio

Os amantes de música podem comemorar: depois de dois anos de pausa, o Rock In Rio está de volta. Nesta sexta-feira (02), a Cidade do Rock recebeu fãs de alguns dos maiores nomes da música mundial e exaltou o gênero que ajudou a batizar o maior festival de música do país. 

Com uma programação inteiramente dedicada aos amantes do rock e do metal, o primeiro dia de Rock in Rio reuniu nomes nacionais e internacionais em frente a um público apaixonado e cheio de vontade de se reencontrar ao redor dos palcos Mundo, Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, entre outros. 

Entre as atrações principais da primeira noite estiveram os ingleses do Iron Maiden, os americanos do Dream Theater, os franceses da Gojira e os brasileiros da Sepultura, que estrearam o Palco Mundo com uma apresentação conjunta com a Orquestra Sinfônica Brasileira. 

O carioca Luiz Felipe, que escolheu a noite do metal para viver a experiência Rock In Rio, falou com a reportagem do Portal da Band e contou acreditar que a tradição de abrir o festival com nomes do metal é importante para manter a verdadeira essência do festival. “O dia do rock é o dia que mais esgota rapidamente e você consegue ver que a galera gosta muito e já chega curtindo de tarde. Hoje é o único dia que você pode ver roqueiros no Rock in Rio. É rock de verdade”, disse. 

O rock é um estilo que você pode levar para a sua vida. É uma coisa que está presente em tudo, eu já acordo ouvindo rock no alarme do meu celular.

Apesar do rock ainda carregar um tabu nas redes sociais de ser um gênero exclusivo para os mais velhos, a Cidade do Rock foi tomada também pelo mais jovens na abertura do Rock in Rio. Eduardo Soares, do interior do Paraná, tem 2o anos e foi para o evento na companhia dos tios. Ele contou que, embora não seja um gênero apreciado por seus amigos, não deixa de prestigiar os nomes do metal por revisitar as origens do festival. “Eu acho que é legal ser algo que volta para as origens do festival, ainda mais depois desse tempo de pandemia. É um dia que atrai um público diferente, eu acho muito legal”, disse. 

Ele conta que, apesar de não parecer no primeiro contato, o rock é um gênero muito familiar e o costume de consumir nomes do metal é uma coisa que vai de geração em geração. “As pessoas estranham que eu gosto de rock e acontece de ter alguns choques, mas eu acho que vem bastante da família. Eu, por exemplo, gosto de rock porque minha mãe escutava muito e eu fui gostando também”, disse. 

Casal adianta o casamento para ter lua de mel no Rock in Rio

A paixão pelo rock é capaz de interferir em planos mais sérios. Na concentração do Palco Mundo, Bruno e Ludmila Affereury esperavam o show do Iron Maiden enquanto celebravam a Lua de Mel. Ao Portal da Band, eles contaram que escolheram estrategicamente a data de seu casamento para poder aproveitar a noite do metal como parte da lua de mel. 

Os recém-casados contaram que o gênero faz parte de sua rotina e não poderia passar despercebido da festa do matrimônio. “Foi para unir uma experiência espetacular de casar com a mulher que eu amo e fechar a lua de mel com o Iron Maiden com chave de ouro e começar a vida a dois com o pé direito”, contou Bruno. 

A noiva concordou com o marido e, além de explicar a importância de viver a noite do metal ao lado do amado, não deixou de elogiar a atenção que o festival sempre deu aos fãs do gênero. 

A gente marcou o casamento perto do Rock in Rio para pegar as férias e lua de mel tudo junto para conseguir vir. 

“Eu acho muito importante porque o evento se chama “rock” in Rio e as pessoas que acompanham há muitos anos esperam um dia específico para o metal. É muito bom ter um dia do rock, com certeza”, disse Ludmila. 

O rock é para todos os tipos de pessoas. Ainda existe a parte machista do rock, mas isso está mudando.

A edição de 2022 do Rock in Rio está só no começo. O festival ainda terá apresentações de nomes como Post Malone, Alok, Jessie J, Demi Lovato, Justin Bieber, Coldplay e Dua Lipa. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais