18 anos do primeiro álbum de Taylor Swift: veja o interesse dos brasileiros pela cantora

O disco deu start em uma carreira que se transformou em fenômeno global

Da Redação

18 anos do primeiro álbum de Taylor Swift: veja o interesse dos brasileiros pela cantora
Taylor Swift bate recorde de público no Allianz Parque em primeiro show em SP
Reprodução

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, completam 18 anos desde o lançamento do primeiro álbum de Taylor Swift, que leva o seu nome e também marca o início da sua trajetória na indústria musical. O fato é: a cantora conquistou o coração dos brasileiros. Entenda quando ela foi mais buscada por esse público na internet. 

Quando Taylor lançou seu primeiro álbum em 2006, ela ainda era uma jovem cantora de música country que rapidamente conquistou o público com sua habilidade de composição. 

O disco, que conta com hits como "Teardrops On My Guitar", "Our Song" e "Tim McGraw", foi apenas o começo de uma carreira que se transformaria em um fenômeno global, com mais 10 álbuns de estúdio e acumulando diversos prêmios, incluindo 14 Grammy Awards, 1 EMMY Award, 30 MTV Video Music Awards (VMA) e muitos outros.

Na Deezer, Taylor Swift foi a artista feminina mais ouvida em 2023 e segue tendo grande destaque na plataforma, alcançando grandes picos — como no lançamento do seu último disco, em abril deste ano, quando teve um crescimento de 385% em streams.

No Spotify, a loira é a artista mais ouvida na plataforma com mais de 5,6 bilhões de streams. 

Interesse dos brasileiros por Taylor Swift 

Conhecida por suas composições narrativas que geralmente concentram-se em sua vida pessoal, a cantora tem muitos fãs brasileiros. Conforme dados do Google Trends, nos últimos 18 anos, a artista atingiu alguns picos de interesse na internet, inclusive em 2006, quando a artista lançou seu primeiro álbum, chamado Taylor Swift. 

A primeira vez que Taylor Swift veio ao Brasil foi em 2012, e a passagem da artista pelo país movimentou as redes sociais. A cantora veio para divulgar o álbum “Red”. 

Na época, Eliana entrevistou Swift e Paula Fernandes. A conversa é assunto nas redes sociais até hoje. Na época, Taylor havia colaborado com Paula no hit “Long Live” e estava no Brasil pela primeira vez. Os momentos viralizaram nas redes sociais e fizeram com que o nome da famosa repercutisse entre os brasileiros. 

Já em 2014, a cantora retirou todas as suas músicas do Spotify, após um impasse nas negociações com o serviço de streaming. A decisão foi incomum, já que outros artistas, como Beyoncé e Coldplay, atrasaram o lançamento de seus álbuns no Spotify para dar uma janela exclusiva às lojas varejistas. A decisão repercutiu na imprensa e o nome da artista foi muito buscado. 

Taylor Swift venceu o Grammy de Álbum do Ano pela quarta vez em 2024, tornando-se a única artista a alcançar esse feito. Swift já havia vencido o prêmio em 2010 por Fearless, 2016 por 1989 e 2021 por Folklore. Com a vitória, ela ultrapassou Frank Sinatra, Paul Simon e Stevie Wonder, que ganharam o prêmio três vezes cada.

Contudo, o maior pico de buscas pelo nome da cantora aconteceu em 2023, quando ela fez a The Eras Tour, sua sexta turnê que percorreu estádios na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa.  

A artista chegou no Brasil em novembro e fez seis shows com recorde de público. Contudo, durante o primeiro show de Taylor Swift no Rio de Janeiro, em 17 de novembro de 2023, a fã Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu de exaustão térmica. Após a morte, Taylor Swift publicou uma carta aberta e se encontrou com a família da jovem. O assunto teve ampla cobertura na mídia.  

Quais são as músicas de Taylor Swift mais ouvidas até hoje?

Veja o ranking das 10 canções do disco homônimo preferidas pelos fãs brasileiros no último ano, conforme dados da plataforma de streaming Deezer:

01. Our Song

02. Teardrops On My Guitar

03. Picture To Burn

04. Tim McGraw

05. Should've Said No

06. Mary's Song (Oh My My My)

07. A Place in this World

08. Stay Beautiful

09. The Outside

10. I’m Only Me When I’m With You

Além disso, outros dados da artista foram revelados pela Deezer, como as cidades com maior pico de streams: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, e que 51% dos ouvintes de Taylor Swift na plataforma são mulheres e 49% homens — sendo 37% deles entre 18 a 25 anos, 35% entre 26 e 35 anos e 15% entre 36 e 45 anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais