É muito comum ouvirmos falar em relacionamento abusivo no campo das relações amorosas, afetivas e familiares. O que pouco se fala, entretanto, é que esse mesmo tipo de relacionamento (tóxico e destrutivo!) existe, também, nos ambientes profissionais - infelizmente. A grande questão, para que sejamos capazes de nos proteger é: como identificar esse tipo de relação? E o que fazer caso estejamos mergulhadas num contexto assim? Temos que aguentar "de tudo" no nosso trabalho?
Nada disso é fácil de responder. E quando falamos de relacionamentos e pessoas, quase nunca temos fórmulas prontas, capazes de serem aplicadas em qualquer caso. Somos únicas, afinal. E é isso que nos torna tão interessantes. Mas, claro, após acompanhar tantas mulheres-líderes e suas experiências em ambientes organizacionais, trago algumas reflexões para compartilhar aqui, com vocês.
Costumo dizer que o primeiro passo é entender, de fato, o que é uma relação abusiva - para, então, ser capaz de identificar se você é vítima de algo assim. Se você tem um chefe (ou colega de trabalho) que exerce controle extremo sobre seus passos, sobre o que você fala e faz, possivelmente você está, sim, vivenciando uma relação abusiva. Se alguém, no seu trabalho, faz "jogo psicológico" com você, chantagens e até críticas sobre suas características pessoais, é hora de ligar suas antenas e ficar em estado de alerta: sim, trata-se de um relacionamento tóxico. E você precisa sair disso.
Ah, mas ao mesmo tempo, essa mesma pessoa, capaz de jogar sua autoestima lá para baixo, consegue te fazer sentir especial e importante. Sim, esse também é um traço de uma pessoa manipuladora. Esse mesmo alguém te elogia e demonstra confiança em você – e, assim, ele vai te "segurando" nessa relação. E é assim que sua autoimagem e sua autoconfiança vão embora.
Bom, se por acaso você identificou sinais de uma relação abusiva no seu ambiente profissional, o segundo passo é: busque entender o que realmente te pertence naquele conjunto de críticas. Em geral, essas críticas dizem muito mais sobre a outra pessoa - e não sobre você. O que diz respeito a você, de fato, naquilo que foi colocado? O que é seu, de verdade? Trazer essas questões pro plano da consciência demanda um conhecimento prévio sobre si mesma. E isso é fundamental. Assim, você se protege e evita um eventual adoecimento (físico ou emocional).
Por fim, caso o relacionamento abusivo seja uma prática no seu ambiente de trabalho, não se esqueça de se posicionar. Não se permita ficar nesse lugar. Limites: acho mesmo que essa é a palavra-chave para evitar as relações tóxicas - e também para sair delas. Fortaleça suas ferramentas emocionais, fortaleça sua auto imagem, reconheça seus pontos fortes. Aprenda a dizer não, estabeleça seus limites pessoais.
E se nada disso funcionar, busque apoio, um suporte profissional mesmo. E lembre-se: não é normal se sentir mal ou ser mal tratada no seu ambiente de trabalho - ou em qualquer outro lugar.