Band Eleições Rio de Janeiro

A expectativa dos pré-candidatos ao Governo do Rio para o Debate na Band

Candidatos estão animados para debater os problemas do Rio de Janeiro

Thales Teixeira

Os pré-candidatos posicionados para o debate
Os pré-candidatos posicionados para o debate
Foto: Beatriz Duncan/TV Band Rio

Os pré-candidatos ao Governo do Rio chegaram para o primeiro debate e falaram, com exclusividade, das expectativas para o encontro que reúne os nomes dos partidos com pelo menos cinco cadeiras no Congresso: Cláudio Castro, do PL, Marcelo Freixo, do PSB, Paulo Ganime, do Novo, e Rodrigo Neves, do PDT.

O primeiro a chegar foi Paulo Ganime, por volta das 19h45. O candidato falou elogiou a proposta da Band para que a população fique sempre informada e decida pelo melhor.

"Olha, eu espero que seja um debate de ideias, que a gente fale, sim, com transparência sobre os problemas que acontecem no Rio de Janeiro, aqueles do atual governo e do passado também, mas pensando também olhando para o futuro, porque o Rio de Janeiro precisa de uma solução para o futuro. Com inovação, com tecnologia, com educação e com segurança pública. E outra coisa que também é importante, as pessoas precisam de renda, emprego, trabalho e eu espero que a gente fale sobre isso também. A Band tem um papel muito importante trazendo a informação para as pessoas, para que elas escolham o melhor. A gente tem hoje a opção de escolher o melhor. E além das ideias, das propostas, também entender quem são as pessoas. A gente não pode ter candidato que diz algo que nunca foi e nunca fez e querer se transformar agora às vésperas das eleições"

Logo em seguida, Marcelo Freixo chegou à sede da Band Rio, destacou a iniciativa da emissora e falou que espera um debate com respeito, aprofundado e respeitando sempre quem está assistindo.

"Chego feliz sempre. Eu adoro um debate. Isso é muito importante no Brasil de hoje. Parabéns à Bandeirantes. Tem dez anos que eu vim no primeiro debate aqui na Band, então eu me sinto em casa, muito à vontade. É hora de conversar com a sociedade. É hora de ter respeito pelos problemas graves que o Rio está passando, que o Brasil está passando, mas reafirmo aqui o papel democrático da Band. É muito importante que os meios de comunicação se comprometam com o debate político dos caminhos desse país. Parabéns à todos vocês. As diferenças existem, por isso temos candidaturas distintas, isso é da democracia. Eu espero sempre que o debate seja feito com respeito com profundidade, e respeito principalmente para quem está em casa assistindo a gente, que está em uma situação difícil do Rio de Janeiro, de desemprego, de fome, de violência. Que a gente aqui consiga aprofundar, um aprender com o outro, e a gente sair daqui com a possibilidade de um Rio melhor"

Depois foi a vez de Rodrigo Neves, que também parabenizou a Band e afirmou estar com uma expectativa muito positiva, justamente por nunca ter disputado uma eleição para governador ou prefeito.

"Primeiro parabenizar a Band pela tradição desse debate democrático, isso é fundamental para o cidadão saber quem são os candidatos, as suas propostas, fazer boas escolhas, porque o voto tem consequências. A minha expectativa é muito positiva, sobretudo porque eu tenho o menor índice de conhecimento, nunca disputei uma eleição para governador ou prefeito do Rio. E eu acredito que essa eleição seja a mais importante da história do Estado do Rio desde a fusão. Nós estamos sofrendo a pior crise da história do Rio, uma crise econômica e social. E evidentemente é fundamental que a população faça uma escolha esclarecida para que a gente possa reverter esse esvaziamento econômico"

Por último, chegou Cláudio Castro que disse estar animado para debater os problemas do Rio de Janeiro com muito diálogo.

"Expectativa grande. Expectativa da gente poder ter um debate de ideias, um debate lembrando que em uma rede com a Band a gente entra na casa das pessoas, então que realmente o nível seja bom, que a gente possa discutir os problemas do Rio de Janeiro. É como eu sempre digo, nós fazemos um governo hoje do diálogo, então não há diálogo melhor que esse debate nessa época já quase no finalzinho da pré-eleitoral e entrando na eleitoral, é super positivo. Eu estou muito animado para a gente fazer esse debate de ideias"

O debate terá cerca de 1h40 de duração, divididos em três blocos. No primeiro, os pré-candidatos terão um minuto para responder a uma pergunta feita pelo jornalismo da Band. Em seguida, será feita uma rodada de perguntas e respostas entre candidatos, com temas escolhidos em sorteio.

No segundo bloco, acontece o confronto direto entre eles, com temas livres. No terceiro e último bloco, os políticos respondem a uma nova pergunta formulada pelo jornalismo da Band. Por fim, cada um terá 1 minuto e meio para as considerações finais.