O governador reeleito Romeu Zema faz exoneração “em massa” no primeiro dia do novo mandato.
Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, foram exonerados servidores comissionados que ocupam cargos de direção e assessoramento da administração direta do poder executivo, inclusive os de chefia ou direção de unidade administrativa da estrutura básica das secretarias de Estado e de órgãos autonômos, autarquias e fundações.
Em nota, o Governo de Minas afirma que as exonerações dos servidores de Recrutamento Amplo levam em consideração a necessidade de reorganização e reestruturação administrativa.
O Executivo também afirmou que os cargos podem ser ocupados pelos mesmos servidores ou por novos, o que será feito após análise das secretarias responsáveis pelas vagas.
Ainda segundo o Governo de Minas, “ ficam ressalvados os casos em que os ocupantes respondem por unidades indispensáveis ao funcionamento mínimo da máquina pública e à prestação dos serviços essenciais à população, assegurando o atendimento aos princípios da Administração Pública, sobretudo os da legalidade, impessoalidade, eficiência e razoabilidade”.