Já são mais de 50 anos no legislativo de Palhoça, em Santa Catarina. Nirdo Artur Luz, o Pitanta, que segundo a União dos Vereadores do Brasil (UVB) é o parlamentar mais longevo do país, foi reeleito para seu 12° mandato e ao termino dele terá cumprido 52 anos de atuação. Nirdo tem 70 anos.
Ele recebeu 2.252 votos e foi o segundo mais votado do município da região metropolitana de Florianópolis.
Das 12 eleições que concorreu no município de Palhoça, Pitanta foi o mais votado em 10 dessas disputas. A votação de maior expressão ocorreu em 2008 quando se elegeu com 2.833 votos. A primeira vitória como vereador de Pitanta veio em 1976, com 20 anos, quando ele era filiado ao Arena.
Quem é Pitanta
Pitanta iniciou sua vida política aos 20 anos. Atualmente é o único vereador brasileiro com a expressiva marca de 40 anos interruptos, o que reforça a carreira ilibada de homem público sem nenhuma mancha em sua trajetória.
Seu primeiro mandato foi no ano de 1976. Com empenho e sonhos de um jovem fez história na Câmara e foi reeleito em 1980, 1984 e 1988, sendo sempre o mais votado.
Em 1992 foi eleito como o segundo vereador mais votado e, em 1996, voltou a ter o maior numero de votos, sendo o único vereador a ser votado em 100% das urnas do município, recebendo a aprovação de eleitores em todos os bairros de Palhoça. Em 2000, a saga de Pitanta reforçou-se e mais uma vez foi eleito pelo Partido da Frente Liberal (PFL), fato que se repetiu em 2004.
Sua atuação como vereador e Presidente da Câmara fez com que no ano de 2008 se elegesse mais uma vez com expressivos 2.833 votos, Pitanta costuma dizer: “Sonhos Jovens não envelhecem jamais”, e assim faz de seus ideais uma constante renovação.
No ano de 2012 foi cotado para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, mas optou por ficar como vereador e mais uma vez repetiu o desejo de seus eleitores, elegendo-se com expressiva votação.
No Início do mandato de 2013 foi aclamado por unanimidade como Presidente da Câmara, e num ato de coragem e amor por Palhoça assumiu a Prefeitura do Município, em decorrência de decisão judicial.
Assim, até que o novo prefeito assumisse, Pitanta garantiu que Palhoça seguisse a sua trajetória, voltada para o desenvolvimento com total atenção aos interesses dos munícipes. Em Junho de 2013 após a justiça determinar a nomeação do segundo candidato à Prefeitura de Palhoça, Pitanta voltou para a Câmara de Vereadores como Presidente.
Em 2016, Pitanta se candidatou pelo Democratas e foi o segundo candidato mais votado, recebendo 2.317 votos.