O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentou nesta segunda-feira (13), em Manaus, o novo modelo de urnas eletrônicas que será utilizado nas eleições de 2022.
Ao todo, 225 mil urnas do novo modelo serão fabricadas, conforme licitação do TSE – a entrega é prevista para maio. Nas eleições, 577 mil urnas serão utilizadas, incluindo urnas do modelo atual.
Entre as novidades, a nova urna tem bateria com maior duração, processadores mais rápidos e terminal do mesário com tela touchscreen. A vida útil das novas urnas é de dez anos.
Segundo o TSE, as novas tecnologias permitirão mais rapidez na identificação de cada eleitor na sessão eleitoral, permitindo maior agilidade -- e menos filas -- na votação. Enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar as próximas pessoas que votarão.
Galeria de Fotos
Quem são os pré-candidatos à Presidência nas eleições 2022? 1/5
“Estamos trabalhando para proteger os sistemas do TSE quase por uma questão de imagem, porque, quanto ao conteúdo, não tem como fraudar as eleições”, afirmou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, durante o evento.
“Nós todos estamos nos aperfeiçoando com os mecanismos de proteção. Isso se tornou um problema relevante nos últimos dois, três anos. Na verdade, ataques cibernéticos do porte que temos visto são fenômenos recentes”, completou.