Tarcísio e Haddad se enfrentam em debate na Band; saiba mais sobre os candidatos

Os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes estarão frente a frente pela primeira vez neste segundo turno, no debate da Band.

Por Igor Calian

Aos 47 anos, é a primeira vez que Tarcísio de Freitas disputa uma eleição. O candidato do Republicanos nasceu no Rio de Janeiro e é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. 

Em 2005 e 2006, serviu como oficial de exército na missão de paz da ONU no Haiti. Ele deixou a carreira militar em 2008 e entrou para o funcionalismo público. Foi diretor do Dnit - o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - durante o governo Dilma Rousseff e comandou o Ministério da Infraestrutura no governo Bolsonaro.

Tarcísio teve uma gestão voltada para a retomada de obras e concessões. Só no setor aéreo, 48 terminais foram privatizados.

Apesar dos vinte e seis anos de vida pública, não tinha ligação com nenhum partido. Ele se filiou ao Republicanos para concorrer às eleições deste ano.

Fernando Haddad foi o escolhido para tentar levar o PT pela primeira vez ao governo em São Paulo. Haddad é paulistano, formado em Direito e mestre em economia pela USP - a universidade de São Paulo. 

Ele chegou ao Ministério da Educação em 2004, como secretário executivo e se tornou ministro um ano depois. Foi um dos criadores do Prouni - o Programa Universidade para Todos - que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. 

Esta é a quarta eleição de Haddad. Ele ganhou apenas uma que disputou, para a prefeitura de São Paulo em 2012. Depois, ele perdeu a reeleição para João Doria (PSDB) e foi derrotado por Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018.

Os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes estarão frente a frente pela primeira vez neste segundo turno, no debate da Band. É a oportunidade para que Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad, de perfis tão diferentes, debatam e apresentem propostas. O debate na Band começa 22h.