O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aparece à frente do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) neste segundo turno, de acordo com a mais recente pesquisa Quaest. Divulgado neste sábado (26), Nunes encontra-se com 55% das intenções de votos válidos, contra 45% do candidato psolista.
A se considerar os votos totais, Nunes tem a preferência de 45% dos eleitores - contra 44% do levantamento anterior -, enquanto Boulos fica com 34% dos votantes na capital paulista - eram 35% na pesquisa anterior. Outros 20% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 1% disseram estar indecisos.
Ambos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro do levantamento. Caso o cenário se concretize na capital paulista no próximo domingo (27), o emedebista deverá ser reconduzido ao cargo no próximo quadriênio.
No cenário de votos válidos, a Justiça Eleitoral exclui os votos considerados inválidos, que são brancos e nulos. Dessa maneira, são considerados apenas os votos direcionados aos candidatos em disputa. Para um nome ser eleito prefeito, é preciso obter 50% mais um dos votos válidos, não os votos totais.
Para realizar a pesquisa, a Quaest entrevistou 2.004 eleitores presentes na cidade de São Paulo entre a última sexta (25) e o sábado (25). O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código SP-05608/2024. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.