Sorteio define posição dos candidatos no debate presidencial da Band do dia 28

No palco estarão D'Ávila, Thronicke, Tebet, Bolsonaro, Lula e Ciro. Transmissão terá pool com TV Cultura, Folha de S. Paulo e Uol

Da redação

Veja onde cada candidatos vai ficar no debate do dia 28 Reprodução/Band TV
Veja onde cada candidatos vai ficar no debate do dia 28
Reprodução/Band TV

Jornalistas do Grupo Bandeirantes e do ‘pool’ formado com TV Cultura, Jornal Folha de São Paulo e Portal Uol se reuniram nesta quinta-feira (18) com representantes dos partidos para bater o martelo do primeiro debate presidencial destas eleições. O confronto entre os candidatos acontece na noite do próximo dia 28 (domingo), às 21h.

Esta será a primeira vez que os candidatos ao Palácio do Planalto estarão frente a frente para debater suas propostas para as eleições deste ano.  

 Um sorteio definiu como os candidatos ficarão posicionados no palco.

Da esquerda para a direita da tela, ficarão, pela ordem: Luiz Felipe D'Ávila (Novo). Na sequência, Soraya Thronike (União), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Foram meses de reuniões e acertos. O novo encontro entre os representantes dos partidos políticos com a direção de jornalismo do Grupo Bandeirantes foi realizado de forma virtual.

Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band, disse que "com as regras que foram aprovadas e a produção que já está avançada, a conclusão é que teremos um momento absolutamente histórico aqui na Band no dia 28". "Um debate em que eleitores verão pela primeira vez e com todas condições possíveis para comparar, observar estilos, ideias, programas, porque os candidatos estarão muito a vontade. As regras permitem a eles um espaço adequado pra que eles exponham suas ideias e seus programas"

O debate presidencial será transmitido por um pool formado entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação, a TV Cultura, o jornal Folha de S. Paulo e o portal Uol. Ao lado do estúdio, uma sala digital será montada em parceria com o Google e o YouTube para acompanhar os assuntos mais discutidos pelos eleitores na internet.

Rodolfo Schneider, diretor-geral de conteúdo da Band, destaca: "Dessa maneira, também no digital, a gente terá uma força nunca antes vista. Vamos ter uma capilaridade sendo assistido por dezenas de milhões de brasileiros no debate, e o impacto que isso tem dias depois, semanas, meses depois, é um impacto inimaginável".

Além do debate no dia 28, em caso de segundo turno, a data para o encontro entre os dois candidatos finalistas será no dia 9 de outubro.