Sebastião de Araújo Melo (MDB) foi reeleito prefeito de Porto Alegre. Ele venceu a petista Maria do Rosária e comandará a capital do Rio Grande do Sul por mais quatro anos.
Com 100% das urnas apuradas, Melo recebeu 406.467 votos (61,53%). Já Maria do Rosário teve 254.128 votos (38,47%).
Candidato superou polêmicas
Para vencer as eleições municipais deste ano, Sebastião Melo precisou solucionar dois problemas em Porto Alegre: as enchentes que assolaram o território porto-alegrense e a política local.
Em maio deste ano, Porto Alegre foi assolada com o maior volume de chuvas na história da capital gaúcha. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 513,6 milímetros de chuvas apenas no dia 27 de maio.
Com a cidade debaixo d'água e a falta de manutenção em equipamentos que poderiam ter minimizado os impactos das chuvas - como diques, comportas e bombas d'água -, a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre protocolou um pedido de impeachment contra Sebastião Melo.
No entanto, mesmo com as polêmica que cercavam o mandatário da capital sul-rio-grandense, a os vereadores rejeitaram a proposta de impedir a continuidade do mandato de Sebastião, por 25 votos contrários e 10 favoráveis.
Perfil do prefeito reeleito
Natural de Piracanjuba, em Goiás, Sebastião de Araújo Melo tem 66 anos de idade e é graduado em Direito. Na vida pública, foi eleito vereador de Porto Alegre em três eleições consecutivas, em 200, 2004 e 2008.
Em 2007, o então parlamentar foi escolhido para presidir a Câmara Municipal de Porto Alegre. No ano de 2012, Melo foi eleito vice-prefeito da capital gaúcha.
Seis anos depois, em 2018, Sebastião elegeu-se deputado estadual pelo Rio Grande do Sul e, em 2020, concorreu e venceu a eleição a prefeitura de Porto Alegre. Na eleição de 2024, Melo foi reconduzido ao cargo de mandatário, com Betina Worm (PL) como sua vice.