Para o cientista político Fernando Schüler, as derrotas de partidos tradicionais de esquerda, nestas eleições municipais, não devem tirar o sono do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração do analista foi dada durante participação no programa Band Eleições, neste domingo (27).
“Mesmo que os partidos tradicionais de esquerda tenham, evidentemente, uma derrota política, cultural, ideológica, mas o presidente Lula, acho, que não vai perder o sono hoje, porque tem a coalizão”, considerou Schüler.
Segundo o cientista político, Lula percebeu a fragilidade do próprio PT e do Psol, com destaque para a disputa pela prefeitura de São Paulo. Isso fez o presidente “tirar o pé das eleições”, pontuou Shcüler.
“O presidente Lula tirou o pé dessas eleições. Ele, claramente, percebeu a fragilidade dos partidos de esquerda, PT e Psol, especialmente, e privilegiou a coalizão. Porque ele sabe que a eleição de 2026 é plebiscitária. Agora, a grande questão é saber para onde vai Gilberto Kassab, para onde vai o MDB. Não se decide isso com essa matemática”, considerou.