A última semana antes da votação em segundo turno para Presidente, neste domingo (30), será repleta de pesquisas de intenção de votos com eleitores. Em uma eleição disputada voto a voto pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), a expectativa pelos últimos levantamentos dos institutos é alta dentro das campanhas e entre apoiadores de cada um.
Confira a agenda de divulgação de cada instituto e os números da última pesquisa publicada por cada um.
Segunda-feira, 24/10: Ipec
A semana final de campanha começou com a divulgação da pesquisa do Ipec (ex-Ibope) na última segunda (24). No levantamento, o instituto apontou vantagem de Lula na disputa contra Bolsonaro, com 50% das intenções de voto contra 43% de Jair Bolsonaro - 54% x 46 em favor do petista em votos válidos.
O levantamento do Ipec entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-06043/2022.
Terça-feira, 25/10, Ipespe
Um novo levantamento do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), divulgado na manhã da terça-feira (25) para medir intenções de voto à presidência da República, apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de voto e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem 44% na pesquisa estimulada de votos totais - 53% x 47% em favor do ex-presidente nos votos válidos.
A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3.0 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa nacional foi feita entre os dias 22 e 24 de outubro de 2022.
Terça-feira, 25/10, Paraná Pesquisas
O novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na manhã da terça-feira (25) para medir intenções de voto à presidência da República, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Lula tem 46,3% das intenções de voto e Bolsonaro 45,9%, na pesquisa estimulada de votos totais (50,2% x 49,8% ao petista em votos válidos).
A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00525/2022. A pesquisa nacional foi feita entre os dias 20 e 24 de outubro de 2022.
Quarta-feira, 26/10, Quaest
O levantamento Genial/Quaest desta quarta-feira (26) coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 48% dos votos totais, o que inclui brancos, nulos e os que não sabem ou não responderam. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. Os eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou não vão votar somam 5%. Os que não sabem representam 5%. Foi a quarta pesquisa Genial/Quaest divulgada desde a apuração do primeiro turno, em 2 de outubro.
A coleta de dados foi realizada face a face, entre os dias 23 e 25 de outubro, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Quarta-feira, 26/10, PoderData
Já a pesquisa PoderData desta quarta-feira (26) colocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 53% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%. Foi o quarto levantamento do instituto após o primeiro turno. No que diz respeito aos votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula oscilou de 48% para 49% contra os mesmos 44% de Bolsonaro da semana passada. Brancos e nulos representam 5%, enquanto 2% dizem que são indecisos.
Por telefone, entre os dias 23 e 25 de outubro, o levantamento ouviu 5 mil pessoas em 342 municípios de todos os estados mais o Distrito Federal. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual. O intervalo de confiança é de 95%.
Quinta-feira, 27/10, Atlas
No levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pontuou com 53,2% dos votos válidos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 46,8% - nos votos totais, Lula fica com 52,4% das intenções, contra 46% de Bolsonaro. A pesquisa da AtlasIntel entrevistou 7.500 pessoas por questionário digital, com eleitores escolhidos aleatoriamente entre 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos.
Quinta-feira, 27/10, Datafolha
No levantamento divulgado na quinta (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 49% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), teve 44%. Brancos e nulos representam 5%, os que não sabem ou não responderam são 2%. Nos votos válidos, quando não se contam os votos brancos e nulos, Lula teria 53% dos votos caso a eleição fosse nesta quinta-feira e Bolsonaro, 47%.
O instituto entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Sábado, 29/10, véspera do 2º turno
Na véspera da eleição, os institutos divulgarão suas últimas pesquisas de intenção de votos para a presidência do país nas eleições de 2022. Dentre os institutos, o MDA será o único a divulgar sua pesquisa de intenção de votos apenas no sábado. Na última pesquisa, de 17/10, o instituto apontava liderança de Lula com 53,5% dos votos válidos contra 46,5% do presidente Jair Bolsonaro.
Também são previstas para sábado pesquisas dos institutos:
- Datafolha
- Ipec
- Quaest
- Atlas
CNT/MDA
Paraná Pesquisas
Sem pesquisa de boca de urna
Em 2022 não haverá pesquisa de boca de urna, tradicionalmente feita no dia das eleições e que costuma trazer retrato mais fiel ao resultado das urnas. O principal motivo é a unificação pelo TSE do horário da votação em todo o país, independente de fusos horários. Como a votação termina às 17 horas de Brasília, a boca de urna seria superada rapidamente pelo resultado da apuração eletrônica.