Foi ao ar o primeiro debate do segundo turno dos candidatos à prefeitura de Santos, na tela da Tv Thathi Band Litoral, comandado por João Leite, jornalista e apresentador do Thathi Cidade, nesta segunda-feira (14). Com alta expectativa do eleitor santista, milhares de pessoas assistiram à transmissão ao vivo realizada no canal do Youtube, representando o sucesso da emissora com o público.
Rogério Santos (REPUBLICANOS) e Rosana Valle (PL) vêm protagonizando uma disputa acirrada pelo cargo de chefe do executivo da cidade desde as pesquisas de intenção de voto, resultando em um empate técnico no primeiro turno, com 43,29% para ele, e 42,65% para ela.
Portanto, esta noite teve uma grande importância para os eleitores, que não vão às urnas em um segundo turno na cidade há 20 anos. No primeiro bloco, os candidatos tiveram 2 minutos para responderem à pergunta “Por que você merece o voto dos santistas?”, onde ambos agradeceram o apoio que tiveram até aqui, e falaram brevemente de suas principais ideias.
Em seguida, iniciaram as perguntas feitas por João Padella e Marion Dória, jornalistas da TV Thathi Band Litoral, acerca de assuntos essenciais a serem tratados para uma boa gestão pública: Pessoas em situação de rua; Geração de novos empregos; Relação porto e cidade; Mobilidade Urbana; Saúde; Educação; Segurança; Habitação.
O primeiro tema abordado foi ‘Habitação’, e quem começou respondendo foi a Rosana Valle, que falou sobre o que pretende fazer pela população no Dique da Vila Gilda, além das áreas que precisam de regularização fundiária. “A gente tem que entender esse problema social na nossa cidade […] Nós temos um projeto sério de habitação.”, prometeu a candidata.
O próximo tema debatido foi ‘Saúde’, e quem respondeu à questão foi Rogério Santos, que falou sobre o primeiro hospital pediátrico que será construído na cidade, e ressaltou a importância das policlínicas e dos mutirões, para evitar a espera por exames médicos. “Parcerias com empresas, com laboratórios, isso está fazendo a fila andar, mas é uma demanda imensa […] Vamos ampliar ainda mais os mutirões”, explicou o candidato do Republicanos.
As respostas aos demais temas seguiram da mesma forma, sendo levados com seriedade, sem grandes ataques entre os candidatos, e com diversas propostas apresentadas aos munícipes.
O terceiro bloco seguiu com 1 minuto para a questão, 3 minutos para a resposta, 1 minuto para réplica e 30 segundos para a tréplica, e o tema foi livre.
Rogério Santos começou questionando Rosana Valle sobre potencializar a arrecadação dos imóveis no centro da cidade, e então as farpas iniciaram com mais ênfase, nas perguntas seguintes. “É difícil pra quem não tem projeto, quem não tem plano de governo, falar três minutos”, disse o candidato, em réplica à Rosana Valle que o questionou sobre o valor de um contrato sobre a construção de policlínicas.
Em outro momento, o candidato chamou Rosana Valle de “deputada gastona”. A candidata, por sua vez, falou para Rogério: “A arrogância precede a queda”, o acusando de ataques.
As propostas seguiram sendo feitas durante todas as outras perguntas, porém, sem deixarem as farpas de lado. “Vou fazer, vou fazer, vou fazer, mas não fez”, apontou Rosana Valle.
Chegado às considerações finais, após duros embates, os candidatos finalizaram pedindo o voto dos eleitores santistas, estes que serão decisivos para o futuro da cidade.
A eleição 2024 da cidade de Santos será decidida dia 27 de outubro. Tradicionalmente, nos dois turnos, a Band saiu na frente, assumindo um compromisso com a democracia e com os telespectadores que puderam contar com a emissora para acompanhar, e decidir quem exercerá o cargo de chefe do executivo pelos próximos 4 anos.