O presidente da Argentina, Alberto Fernández, chegou ao Brasil e já está reunido com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um restaurante de um hotel da cidade de São Paulo. Esse é o primeiro compromisso do petista depois de ganhar as eleições.
Alberto Fernández está acompanhado do ministro de Relações Exteriores, Santiago Cafiero, a informação foi confirmada mais cedo pela Casa Rosada, sede do governo da Argentina,
“Todo meu amor, minha admiração e meu respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca”, publicou Fernández no Twitter. No post, o presidente da Argentina faz um registro do seu reencontro com Lula.
O encontro é um aceno diplomático entre os dois países, que pode significar uma reaproximarão entre Brasil e Argentina, que vive uma situação econômica séria.
Logo que foi confirmada a vitória de Lula na noite deste domingo, Alberto Fernández fez um post parabenizando o petista. “Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”.
Lula e Fernández são amigos. O argentino, inclusive, já chegou a visitar o petista quando estava preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, em 2019. Na época, o estrangeiro concorria ao governo da Argentina. O petista também é próximo da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.