PoderData: Lula lidera com 43% dos votos contra 37% de Bolsonaro

A margem de erro da pesquisa do PoderData é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%

Da redação

Lula lidera com 43% dos votos contra 37% de Bolsonaro, aponta pesquisa PoderData Reprodução / Instituto Lula / Agência Brasil
Lula lidera com 43% dos votos contra 37% de Bolsonaro, aponta pesquisa PoderData
Reprodução / Instituto Lula / Agência Brasil

Nesta quarta-feira (7), foi divulgado o levantamento do PoderData que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 43% das intenções de votos, na sequência aparece o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) com 37%. 

No levantamento anterior, Lula tinha 44% das intenções de voto e Bolsonaro tinha 36%. O petista tem uma vantagem de 6 pontos percentuais. 

A margem de erro da pesquisa do PoderData é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%. 

Neste levantamento, Ciro Gomes (PDT) tem 8%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 5%. O candidato do PDT manteve a pontuação da pesquisa anterior, já a candidata do MDB subiu 1 ponto percentual. 

Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuarem. 

Pablo Marçal e Roberto Jefferson foram mencionados na pesquisa já que no período de realização do levantamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não havia vetado as candidaturas. 

Os eleitores que votarão em branco ou nulo são 3%. Os que não sabem somam 2%.

A coleta da pesquisa aconteceu entre 4 e 6 de setembro, com 3.500 eleitores entrevistados por telefone em 317 cidades. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03760/2022.

Pesquisa estimulada – 1º turno

Lula (PT): 43%
Bolsonaro (PL): 37%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 5%
Branco/Nulo: 3%
Não sabem: 2%
Os demais não tiveram menções suficientes para pontuarem.

Pesquisa estimulada – 2º turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, se as eleições fossem hoje, o petista venceria com 52% dos votos contra 40% do atual presidente.

Lula 52% x 40% Bolsonaro
Branco/nulo: 7%
Não sabem: 1%