Em São Luís, além da votação para prefeito e vereadores, os eleitores escolheram a implantação do passe livre para estudantes. Neste domingo (6), na urna eletrônica, 89,9% da população, mais de 520 mil, votou “sim” para o benefício na capital maranhense.
Na prática, a consulta ainda carece de execução e regulamentação dos poderes Executivo e Legislativo municipais de São Luís. Com o resultado, os ludivicenses deixam claro que querem a gratuidade dos ônibus para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários.
Em outra cidade maranhense, a população aprovou a mudança de nome da cidade de Governador Edson Lobão para Ribeirãozinho do Maranhão.
Houve outras consultas públicas no país, como em Belo Horizonte, onde os eleitores rejeitaram a proposta de mudar a bandeira da cidade. Já São Luiz, em Roraima, passará a se chamar São Luiz do Anauá. Na cidade gaúcha de Dois Lajeados, a escolha foi pela construção do Novo Centro Administrativo Municipal na área do Parque de Eventos João de Pizzol.