O PL, sigla de Bolsonaro, viveu altos e baixos nas eleições em 2024. O partido tomou a virada em 4 capitais e em Manaus perdeu nos dois turnos da eleição municipal de 2024. No entanto há cenários para comemorar: o partido conseguiu eleger 4 prefeitos em capitais pelo país.
Viradas no segundo turno
Em Palmas, Janad Valcari (PL) foi para o segundo turno após conseguir o primeiro lugar na votação. Porém, no segundo turno, Eduardo Siqueira (Podemos) venceu com 53,03% dos votos válidos.
Em Belo Horizonte quem tomou a virada pelo PL foi Bruno Engler. O candidato terminou o primeiro turno com 34,38% dos votos, porém no segundo turno Fuad Noman (PSD) venceu com 53,74% dos votos.
Em Goiânia, Fred Rodrigues liderou no 1° turno com 31,14%, mas no segundo turno seguiu seus correligionários: perdeu para Sandro Mabel (União) que teve 55,53% dos votos.
Já em Fortaleza o cenário foi decidido na última urna apurada! André Fernandes terminou o primeiro turno na frente, mas acabou derrotado no segundo turno. Evandro Leitão (PT) foi declarado eleito, com 50,38% dos votos.
Capitão Alberto Neto já havia chegado atrás no primeiro turno e acabou perdendo também no segundo, com David Almeida (Avante) reeleito com 54,59% dos votos válidos.
4 vitórias
O PL conseguiu vencer em 4 capitais nas eleições em 2024, sendo duas no primeiro turno e duas no segundo turno. O que representa o melhor desempenho do partido desde a sua criação.
O PL levou Maceió com em João Henrique Caldas (JHC); Tião Bocalom em Rio Branco; Emília Corrêa em Aracaju e Abílio Brunini em Cuiabá.