Os números do levantamento Ipespe desta sexta-feira (23) mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% das intenções de voto contra 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL) na pesquisa estimulada, quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados.
Ainda sobre a pesquisa de hoje, Ciro Gomes (PDT) manteve os 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 4%, e Soraya Thronicke (União), 1%.
Os demais candidatos não pontuaram. São eles: Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB) e Constituinte Eymael (DC). Já Leonardo Péricles (UP) não foi citado por nenhum respondente.
Os eleitores que não votarão em nenhum, não irão votar ou que votarão em branco ou nulo somam 5%. Os que não sabem ou não responderam são 2%.
A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 21 de setembro e ouviu 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%. O levantamento foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08425/2022.
Pesquisa estimulada – 1º turno
- Lula (PT): 46%
- Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 4%
- Soraya Thronicke (União): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- Felipe D’Avila (Novo): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Padre Kelmon (PTB): 0%
- Constituinte Eymael (DC): 0%
- Brancos, nulos e não votariam em nenhum ou não votaria: 5%
- Não sabem ou não responderam: 2%
Pesquisa estimulada – 2º turno
O Ipespe testou ainda um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Neste caso, o ex-presidente Lula tem 54% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro. Brancos, nulos, os que não vão votar e os que não sabem ou não responderam são 9%.
Pesquisa espontânea
A pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula lidera com 41% contra 34% de Bolsonaro e 5% de Ciro Gomes. Os outros candidatos citados somam 3%. Os que votariam em nenhum, branco ou nulo são 4%. Não sabem ou não responderam 13%.