A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (6), com cenário para corrida presidencial das eleições deste ano, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 45% das intenções de voto, no cenário estimulado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%.
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem 6% e a senadora Simone Tebet (MDB), 2%, empatada com o deputado federal André Janones (Avante), que também aparece com 2% das intenções de voto. Pablo Marçal (PROS) foi citado por 1% dos entrevistados.
Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (PRTB), Felipe D'avila (NOVO), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (UN) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.
Indecisos somam 6% e não sabem, não responderam ou não vão votar, 6%.
Se a eleição fosse hoje, segundo a pesquisa, Lula seria eleito no primeiro turno. A soma dos votos válidos dos adversários não alcança as intenções de voto do petista no levantamento.
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 45%
- Jair Bolsonaro (PL) – 31%
- Ciro Gomes (PDT) – 6%
- Simone Tebet (MDB) – 2%
- André Janones (Avante) – 2%
- Pablo Marçal (PROS) – 1%
- Indecisos – 6%
- Não sabem, não responderam ou não vão votar, 6%.
- Vera Lúcia (PSTU) -
- José Maria Eymael (PRTB) -
- Felipe D'avila (NOVO) -
- Sofia Manzano (PCB) -
- Luciano Bivar (UN) -
Leonardo Péricles (UP) –
A pesquisa incluiu outros dois cenários. Em um deles, Lula atinge 47%, e Ciro vai a 8%. Bolsonaro se mantém em segundo com os mesmos 31% nessas outras duas simulações.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre os dias 29 de junho e 2 de julho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01763/2022. A pesquisa da Quaest é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, que é controlada pelo banco Genial.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula vence Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet.
Contra Bolsonaro, o placar a favor de Lula fica em 53% a 34%. Na pesquisa de junho, os índices estavam em 54% a 32%. Diante de Ciro, o petista vence agora por 52% a 25%. Contra Tebet, o resultado fica em 55% a 20%.
Em rejeição, Bolsonaro está em primeiro lugar, com 59% dos eleitores afirmando que não votariam nele. A taxa de Ciro Gomes está em 55% e a de Lula, em 41%.