Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (22), 58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição. Por outro lado, 41% apoiam o fim deste direito.
O Senado discutirá em breve três propostas de emenda à Constituição que acabam com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República e estabelecem mandato de cinco anos para esses cargos.
O senador Marcelo Castro (MDB-PI), autor das PECs que tratam do tema e relator do novo Código Eleitoral, explicou em entrevista nesta quinta-feira (7) que haverá um período de transição para essas mudanças, que seriam efetivadas nas eleições de 2028 e 2030.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A reeleição foi incluída na Constituição Federal em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, que acabou se reelegendo graças a essa mudança. Desde 1891 não havia essa possibilidade.
Os dois presidentes seguintes, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, foram reeleitos. Jair Bolsonaro, não. Michel Temer, que cumpriu parte do mandato de Dilma após o impeachment, não tentou permanecer no cargo.