Operação prende quatro pessoas por trocar exames médicos por voto nas eleições no Ceará

Ação ocorreu após denúncias sobre o esquema; crime eleitoral tem pena de até quatro anos de reclusão

Polícia Federal
Divulgação/PF

A Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar prendeu quatro pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de troca de exames médicos por votos em Juazeiro do Norte, no Ceará. A ação ocorreu nesta quinta-feira (3) após denúncias sobre o esquema.

Os suspeitos foram detidos e liberados após prestarem depoimento e pagarem fiança. As investigações seguem com o objetivo de identificar outros envolvidos para garantir a lisura no processo eleitoral na cidade. 

A compra ou venda de voto, seja com dinheiro, presentes ou favorecimento, é crime punível com até 4 anos de prisão e pagamento de multa. A candidatura, além de multa, pode ter registro ou diploma cassado. 

É crime também dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outra pessoa, dinheiro, presente, ou qualquer outra vantagem, econômica ou não, para obter ou dar voto e conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.