Ônibus gratuito e troca de bandeira: 5 cidades farão consultas nestas eleições

Entre as consultas populares, estão a votação para a criação do passe livre estudantil em São Luís e alteração da bandeira de Belo Horizonte

Da redação

Em 2024, milhões de brasileiros vão às urnas para votarem em prefeitos
Fernando Frazão/Agência Brasil

Cinco cidades brasileiras escolherão mais que prefeitos e vereadores no primeiro turno destas eleições, no dia 6 de outubro. São Luís e Governador Edson Lobão, ambas no Maranhão, Belo Horizonte, Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, e São Luiz, em Roraima, serão consultadas sobre demandas que impactam a população desses municípios.

Na capital maranhense, os cidadãos votarão a criação da gratuidade no transporte público para estudantes. Se aprovada, os vereadores debaterão a regulamentação do benefício a partir de 2025.

Já em Belo Horizonte, haverá um referendo sobre a mudança da bandeira da cidade. A consulta foi solicitada pela Câmara Municipal. Os vereadores aprovaram a nova flâmula em 2023.

O nome do município Governador Edson Lobão pode mudar para Ribeirãozinho do Maranhão, enquanto o de São Luiz pode virar São Luiz do Anauá.

Em Dois Lajeados, a população decidirá se o novo centro administrativo municipal será construído na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol.

Para que as consultas populares sejam realizadas, simultaneamente, às eleições municipais, elas devem ter sido aprovadas pelas câmaras municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes do primeiro turno do pleito. Esse prazo terminou em 8 de julho.

Referendo e plebiscito

Consultas populares como as que ocorrerão no dia 6 de outubro podem ser de duas formas: 

  • plebiscito, quando os cidadãos podem opinar sobre uma proposta de lei antes de ser implantada; e
  • referendo, que possibilita que o eleitor confirme ou rejeite uma lei já aprovada pelo Poder Legislativo.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.