Com poucas horas para a abertura das urnas eletrônicas para votação que irá eleger o prefeito de São Paulo do próximo quadriênio, a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha mostra a liderança do atual mandatário, Ricardo Nunes (MDB), contra seu adversário Guilherme Boulos (PSOL).
Divulgado neste sábado (26), o emedebista encontra-se com 57% dos votos válidos, contra 43% do deputado federal pela sigla de esquerda. Os números indicam uma tendência de aproximação, ainda que lenta, entre os candidatos. Na pesquisa anterior, Nunes tinha 58%, enquanto o psolista tinha 42%. Ambos oscilaram dentro da margem de erro.
A se considerar os votos totais, Nunes tem a preferência de 28% dos eleitores, enquanto Boulos fica com 37% dos votantes em São Paulo. Outros 12% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 3% estão indecisos.
No cenário de votos válidos, a Justiça Eleitoral exclui os votos considerados inválidos, que são brancos e nulos. Dessa maneira, são considerados apenas os votos direcionados aos candidatos em disputa. Para um nome ser eleito prefeito, é preciso obter 50% mais um dos votos válidos, não os votos totais.
Para realizar a pesquisa, o Datafolha entrevistou 2.052 eleitores presentes na cidade de São Paulo entre a última sexta (25) e o sábado (25). O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código SP-01690/2024. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.