Mourão é eleito senador pelo Rio Grande do Sul

Apesar de polêmicas com bolsonaristas, o vice-presidente Mourão foi o candidato do Bolsonaro no Rio Grande do Sul

Da redação

Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul
Reprodução

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul. Apesar de polêmicas com bolsonaristas, Mourão foi o candidato do presidente Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Sul, onde nasceu e recebeu parte da formação militar. Além de vice-presidente, o senador eleito também é general do Exército. De acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 96% das urnas apuradas, Mourão obteve 44,11% dos votos válidos (2.593.229 votos).

No início do ano, Mourão se envolveu numa polêmica com Bolsonaro e, inclusive, foi alvo de ataques por parte de bolsonaristas. Em fevereiro, o vice-presidente se manifestou sobre a guerra na Ucrânia, ocasião em que criticou a invasão russa.

Dias antes, Bolsonaro havia se encontrado com o presidente Vladimir Putin em Moscou, onde se mostraram parceiros em questões comerciais. O presidente não gostou da repercussão do vice e deixou claro que manifestações sobre o tema caberiam ao chefe do Poder Executivo.

Já em 2021, Bolsonaro comparou o vice a um “cunhado” que deve ser “aturado”. Na época, Mourão, apesar das críticas, reforçou que continuaria no governo até o fim.

Mourão deixou o serviço militar ativo em 2018, quando assumiu a presidência do Clube Militar, no Rio de Janeiro. Em seguida, deixou o posto para se tornar vice na chapa do então candidato Bolsonaro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.