Mourão é eleito senador pelo Rio Grande do Sul

Apesar de polêmicas com bolsonaristas, o vice-presidente Mourão foi o candidato do Bolsonaro no Rio Grande do Sul

Da redação

Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul Reprodução
Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul
Reprodução

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul. Apesar de polêmicas com bolsonaristas, Mourão foi o candidato do presidente Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Sul, onde nasceu e recebeu parte da formação militar. Além de vice-presidente, o senador eleito também é general do Exército. De acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 96% das urnas apuradas, Mourão obteve 44,11% dos votos válidos (2.593.229 votos).

No início do ano, Mourão se envolveu numa polêmica com Bolsonaro e, inclusive, foi alvo de ataques por parte de bolsonaristas. Em fevereiro, o vice-presidente se manifestou sobre a guerra na Ucrânia, ocasião em que criticou a invasão russa.

Dias antes, Bolsonaro havia se encontrado com o presidente Vladimir Putin em Moscou, onde se mostraram parceiros em questões comerciais. O presidente não gostou da repercussão do vice e deixou claro que manifestações sobre o tema caberiam ao chefe do Poder Executivo.

Já em 2021, Bolsonaro comparou o vice a um “cunhado” que deve ser “aturado”. Na época, Mourão, apesar das críticas, reforçou que continuaria no governo até o fim.

Mourão deixou o serviço militar ativo em 2018, quando assumiu a presidência do Clube Militar, no Rio de Janeiro. Em seguida, deixou o posto para se tornar vice na chapa do então candidato Bolsonaro.