Raul Araujo, Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, mandou o Instagram retirar do ar postagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro que teria publicado desinformação contra Ciro Gomes. O vídeo associava religião e narcotráfico.
O vídeo foi publicado pelo parlamentar no último dia 15 e apresenta, de forma editada, trechos de uma palestra feita por Ciro em 2017 na Inglaterra.
Segundo Araújo, “os recortes são manipulados com o objetivo de prejudicar a imagem do candidato, emprestando o sentido de que ele seria contrário à fé católica e odioso aos cristãos. Além disso, contém trecho no qual afirma que o candidato ‘comparou igrejas com o narcotráfico’ e ‘que ambos trabalham com dinheiro em espécie e poderiam fraudar eleições”
A ação foi apresentada pelo PDT, partido de Ciro Gomes. O ministro também deu dois dias para que Eduardo Bolsonaro se manifeste. Depois, o caso vai ao MPE. Com as manifestações, o relator julgará o mérito, ou seja, se o parlamentar terá que pagar multa ou não por supostamente disseminar desinformação.