Mais de 156 milhões votam neste domingo para definir o futuro do país

Votação será das 8h às 17h no horário de Brasília. Eleitores vão escolher presidente, governador, senador e deputados federal e estadual

Da redação

Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo (2)
Arquivo/Agência Brasil

O Brasil começa a traçar neste domingo (2) o desenho político, legislativo e administrativo para os próximos quatro anos. São 156.454.011 eleitoras e eleitores aptos a votar no primeiro turno das eleições 2022 e escolher presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais ou distritais nos 26 estados e no Distrito Federal. São mais de 29 mil candidatos aos cargos buscando atrair até a última hora o voto do seu eleitor.

Para os cargos de presidente e governador, caso haja segundo turno, os dois mais votados vão se enfrentar no dia 30 de outubro.

As eleições vão reunir quase 1,8 milhão de mesárias e mesários em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior. A votação ocorrerá em 496.512 seções eleitorais distribuídas em 2.637 zonas eleitorais. As mulheres são maioria com 82.373.164 de eleitoras (52,65% do total). Já os homens são 74.044.065 (47,33%). Neste ano, 37.646 eleitores farão uso do nome social.

A votação começa às 8h (horário de Brasília) e termina às 17h. Estados com fuso horário diferentes farão a votação respeitando o horário de Brasília. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é que em até duas horas após o término da votação já se tenha o resultado das eleições.

Horário local de votação

  • Das 6h às 15h: Acre e 11 municípios do Amazonas (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença)
  • Das 7h às 16h: demais municípios do Amazonas; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
  • Das 8h às 17h: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Das 9h às 18h: Fernando de Noronha (PE)
  •  

Veja como será a escolha em cada um dos cargos:

Presidente

São 11 candidatos concorrendo às eleições presidenciais, entre eles o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) e um ex-presidente, Luiz Inácio Lula da SIlva (PT). Os dois polarizam a disputa. Lula aparece à frente nas intenções de voto segundo as pesquisas eleitorais, com Bolsonaro em segundo lugar. 

Na última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (1º), Lula apareceu com 50% dos votos válidos, e Bolsonaro com 36%. Na pesquisa Ipec, Lula tem 51%, e Bolsonaro, 37% dos votos válidos. Eles disputam os votos de eleitores que estão indecisos, ou que pretendem votar em outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Os institutos de pesquisa não cravam que a eleição será decidida no primeiro turno. Para que isso aconteça, o candidato vencedor precisa ter 50% dos votos válidos mais um.

Governador

Em 20 das 27 unidades da federação a eleição para governador tem candidatos que estão atualmente no cargo e tentam a reeleição. No total, 223 candidatos disputam o cobiçado cargo do executivo nos estados. Conheça todos os candidatos.

Senador

São 243 candidatos disputando 27 cadeiras, o que representa um terço do Senado. Cada estado vai eleger apenas um senador. Os eleitos vão cumprir um mandato de oito anos.

Deputado Federal

Um total de 487 dos atuais 513 deputados federais tentarão se reeleger. O número, que representa cerca de 81% da atual legislatura, é o segundo maior dos últimos 20 anos, abaixo apenas do resultado de 2006, quando 491 políticos com assento na Câmara dos Deputados buscaram a renovação do mandato por mais quatro anos.

Deputado Estadual ou Distrital

A maior “população” de candidatos está concorrendo às vagas de deputado estadual (ou distrital, no caso do DF). São 16.737 candidatos para as assembleias legislativas dos 26 estados e mais 610 candidatos a deputado distrital.

Resultado das eleições

O resultado das eleições deve ser divulgado em tempo recorde neste ano, prevê o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Tribunal espera encerrar a contagem dos votos em todo o país em até duas horas após o fechamento das seções eleitorais. 

Segundo a Corte, isso acontecerá devido à unificação dos horários de votação, que segue o fuso de Brasília. A unificação dos horários com base em Brasília é uma das principais novidades destas eleições. Até o último pleito, algumas regiões do país seguiam fusos-horários distintos da capital federal.

O resultado das eleições poderão ser acompanhados em tempo real através do software Divulga, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O processamento das informações de uma eleição – à exceção dos resultados para o cargo de presidente da República – é feito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A partir daí, o sistema de divulgação dá publicidade ao número de votos para governador, senador, deputado federal, deputado estadual/distrital, prefeito e vereador. No caso de presidente da República, o Tribunal Superior Eleitoral faz tanto a totalização quanto a divulgação dos resultados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.