Gilberto Kassab, presidente nacional do Partido Social Democrata (PSD), analisou o cenário eleitoral e disse que Lula (PT) tem sido preservado do debate destas eleições porque a “briga está pela segunda vaga” num eventual segundo turno. Com os números atuais, o líder partidário diz que o ex-presidente tem chances de vencer ainda no primeiro turno.
“O Bolsonaro e o Lula estão com estabilidade [nas pesquisas], que é um cenário muito próximo de vitória no primeiro turno do ex-presidente Lula. O que eu vejo é que o presidente Lula tem sido preservado do debate porque a briga está pela segunda vaga. Então, Bolsonaro, João Doria, Simone Tebet, Ciro Gomes, todos eles brigam entre si pela segunda vaga e se esquecem um pouco do presidente Lula”, analisou.
Kassab analisou que, apesar das pesquisas favoráveis ao Lula, não é possível afirmar vitória no primeiro turno, pois o comportamento do eleitor só será devidamente analisado após o que ele chamou de “debates agressivos” entre os candidatos.
“Vamos ver qual será o comportamento do eleitor quando tivermos o debate com as comparações, um debate que será muito agressivo, imagino. Hoje, você tem condições de temperatura e pressão de poder afirmar que existe, sim, a possibilidade, com os números que temos, do presidente Lula ganhar no primeiro turno, mas não dá para afirmar que ele vai ganhar”, ponderou.
Kassab está no centro das discussões sobre a possibilidade de o PSD declarar apoio à candidatura de Lula logo no primeiro turno. Acontece que o partido deve lançar a candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado. A outra opção da sigla é Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, caso confirme a saída do PSDB para concorrer à presidência pelo Partido Social Democrata.