Lula fala em combater desmatamento; Bolsonaro aposta em debates

Pela terceira via, Simone Tebet (MDB) foi ao Paraná e Ciro Gomes (PDT) teve agenda em São Paulo.

Da redação, com Jornal da Band

Em entrevista a jornalistas internacionais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu a combater o desmatamento da Amazônia e defendeu o papel do governo como incentivador de investimentos. 

Lula aproveitou para dar recados à comunidade internacional e ao mercado internado e prometeu combater o desmatamento ilegal na Amazônia, mas ressaltou que o país não abre mão da soberania sobre a região.

A economia também foi destaque. Lula afirmou que vai baixar os juros, aumentar os investimentos públicos e falou em rediscutir as bases do acordo entre Mercosul e União Europeia.

Segundo Lula, a indústria brasileira perdeu espaço no produto interno bruto e o acordo com a Europa prejudica os interesses nacionais. Lula afirmou que se eleito terá bom relacionamento com os principais países.

Bolsonaro

A campanha pela reeleição de Jair Bolsonaro aposta que bons desempenhos em entrevistas e nos debates vão render pontos nas pesquisas. O presidente pretende concentrar as ações de campanha no Sudeste para evitar atritos com o judiciário.

Uma sinalização do novo comportamento foi a declaração do presidente durante uma motociata, no sábado, no Rio de Janeiro. Ele disse que respeitará o resultado das urnas.

“A gente está nessa empreitada buscando a reeleição, se esse for o entendimento. Caso contrário, a gente respeita”, disse.

A declaração foi bem aceita pelos aliados. Bolsonaro se prepara para entrevistas. No domingo (28), ele tem compromisso com o primeiro debate presidencial, que será transmitido por um pool de veículos, que conta com todos os canais de TV e rádio do Grupo Bandeirantes, além do portal UOL, o jornal Folha de São Paulo e a TV Cultura.

A ala política da campanha aposta que bons desempenhos podem render pontos nas pesquisas. Outra ideia é atrelar o Auxílio Brasil ao nome de Bolsonaro. Pesquisas internas indicam que 40% dos beneficiados não fazem essa ligação. Temas econômicos devem continuar em alta.

Nesta segunda-feira (22), o presidente divulgou um vídeo em que garante a continuação da isenção de impostos.

“Garantimos para o ano que vem continuar com zero imposto federal na gasolina, no diesel, no álcool e no gás de cozinha. Pedi ao pessoal agora para ver se pode zerar também os impostos do querosene de aviação”, afirmou.

Simone Tebet e Ciro Gomes

Pela terceira via, Simone Tebet (MDB) foi ao Paraná e Ciro Gomes (PDT) teve agenda em São Paulo.

O PDT, de Ciro Gomes, contratou pesquisa qualitativa para direcionar o discurso do candidato ao Planalto. Nas pesquisas quantitativas, Ciro aparece em terceiro lugar, mas distante de Lula e Bolsonaro. Nesta segunda-feira (22), ele participou de debate com empresários de do setor do varejo.

“É preciso trazer o país de volta a uma dinâmica de crescimento e para isso precisamos incrementar o investimento, simplificar os tributos e garantir uma taxa de juros competitiva”, afirmou.

Simone Tebet (MDB) fez campanha em Curitiba e região metropolitana, onde visitou um ambulatório de especialidades médicas administrado por um consócio de municípios com apoio do governo do estado. A senadora defendeu o fortalecimento do SUS.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.