Helder Barbalho (MDB) justifica apoio a Lula por diálogo com o Congresso

O governador reeleito do Pará conversou com o BandNewsTV

Da redação com BandNewsTV

Helder Barbalho (MDB), reeleito governador do Pará com 70,41% dos votos válidos, concedeu entrevista ao BandNewsTV. O governador falou sobre o apoio à Lula no segundo turno, educação e pautas que defendem questões ambientais. 

Helder afirmou que conversou com o ex-presidente Lula, caso seja eleito, sobre um modelo de governo integrado para resolver questões ambientais. Segundo ele, é preciso mais do que força para fiscalizar ilegalidades. 

“Conversei isso com o presidente Lula, de que nós precisamos ter um modelo integrado. Não se pode só ter força de fiscalização, é fundamental que nós possamos apoiar um modelo de desenvolvimento. O Pará não abre mão de ser um estado produtivo” afirmou.

Sobre ter divulgado o apoio à Lula no segundo turno das eleições, Helder afirmou que optou por apoiar um candidato que soubesse dialogar com o Congresso Nacional, bem como quem respeite a democracia e o pacto federativo. 

“É fundamental que o próximo presidente da república tenha a capacidade de dialogar com o Congresso Nacional, respeitando a democracia e o pacto federativo. Este é um ponto que foi decisivo para minha tomada de decisão de apoiar o presidente Lula. Não é possível que nós continuemos a assistir todos os dias a democracia sendo agredida ou as instituições sendo questionadas” disse.

Ainda sobre a Amazônia e questões ambientais, o governador disse que uma das exigências para que pudesse apoiar Lula foi baseada em criar um modelo de desenvolvimento sustentável, assim, preservando o meio ambiente. Além disso, empregabilidade e programas de proteção social foram citadas pelo governador. 

“Eu pedi ao presidente que nós possamos construir um modelo de desenvolvimento sustentável e social, preservando o meio ambiente conciliando e harmonizando. Olhar pelas pessoas que precisam de emprego, que precisam de comida na mesa, precisam de programas de proteção social. Outra pauta fundamental é a energia elétrica, nós somos um estado que produz energia e exporta energia para o Brasil” finalizou. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.