O governador Rodrigo Garcia (PSDB), por meio de nota, confirmou a demissão de três secretários nesta quarta-feira (5). Havia a informação de que eles, liderados pelo deputado Rodrigo Maia (PSDB), estavam insatisfeitos com o apoio “incondicional” do tucano ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.
Na manhã de hoje, uma reunião discutiu o futuro das pastas. Novos nomes foram anunciados. São eles:
- Tarsila Reis Jordão, doutora em direito público, fica no lugar de Rodrigo Maia na Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas;
- Célia Leão, ex-deputada estadual, será a nova secretária de Desenvolvimento Social, posto que pertencia à economista Laura Muller Machado;
- Bruno Caetano, ex-secretário de Comunicação será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico no lugar da economista Zeina Latif.
No comunicado divulgado à imprensa, Garcia disse que o interesse público é maior que qualquer corrente político-partidária e que os paulistas não podem ser reféns disso.
“Por fim, Rodrigo Garcia destaca ainda que a premissa de sua administração é garantir que o interesse público esteja acima de qualquer corrente político-partidária. Portanto, o interesse dos paulistas não pode ser refém de qualquer tipo de proselitismo político”, pontuou o texto.
Fontes do governo paulista afirmaram à Rádio Bandeirantes que Maia está à frente dos desligamentos, já que o ex-presidente da Câmara dos Deputados é um dos principais críticos de Bolsonaro. Mais cedo, o deputado usou as redes sociais para confirmar a saída do governo.