Fernando Haddad, candidato do PT derrotado nas urnas contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo neste domingo (30), se pronunciou e minimizou a derrota, para comemorar a vitória de Lula na corrida presidencial contra Jair Bolsonaro.
Em pronunciamento, Haddad disse que a “esquerda tem que se unir cada vez mais” e pediu para aproveitar a vitória de Lula. “Não se iludam, a esquerda tem que se unir cada vez mais. Os progressistas têm de estar juntos, cerrar fileiras, a gente pode dar uma grande contribuição para o mundo a partir do Brasil e América do Sul”, afirmou.
No pronunciamento, ele brincou e disse que irá “cair no Carnaval”. “E eu tenho certeza que o Lulinha está indo para o hotel aqui perto, onde vamos encontrá-lo e cair no Carnaval essa noite, para festejar. Viva São Paulo, viva o Brasil, viva a militância progressista", disse.
No discurso, ele também se colocou à disposição do candidato vencedor. "Eu acredito na democracia, é reconhecimento do resultado, desejo muita sorte [ao Tarcísio] porque muita gente depende da decisão dele", afirmou.
Nas redes sociais, o político publicou uma mensagem afastando a ideia de tristeza pela derrota. "Obrigado, São Paulo. Esse é um começo de um tempo melhor, tenho certeza. Um grande abraço", escreveu.
Com 93,60% das urnas apuradas, Tarcísio de Freitas recebeu 12.611.834 votos (55,34%), enquanto Fernando Haddad recebeu 10.177.674 votos (44,66%). Essa será a primeira vez em 28 anos que o estado de São Paulo será governador por alguém que não é do PSDB. O partido chegou a disputar a eleição tentando a reeleição do atual governador Rodrigo Garcia, mas ele ficou em terceiro lugar no primeiro turno.