A partir desta segunda-feira (12), o jornalismo da Band inaugura um núcleo de checagem e verificação de conteúdo relacionado a eleição no estado de São Paulo. É o Band Verifica, um grupo de trabalho formado por profissionais da Band TV, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM.
A iniciativa faz parte de uma parceria com o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e apoiado pela Google News Initiative. Até o dia 31 de outubro, serão publicados, no site de notícias da Band, redes sociais do Band Jornalismo, TV e rádios, conteúdos educativos, checagens e verificações.
Participação da audiência
Critérios
As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Conheça quais são!
Enganoso
- Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro, de modo que o significado sofra alterações;
- Conteúdo que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção do autor; e
- conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Falso
Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Sátira
Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas que os toma como verdadeiros.
Comprovado
- Fato verdadeiro;
- evento confirmado;
- localização comprovada; ou
- conteúdo original publicado sem edição.