A alguns dias da votação para escolher os próximos prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios do país, estar atento a informações básicas se faz mais que necessário. Por isso, é essencial saber o horário de abertura e fechamento das seções eleitorais, onde estão as urnas em que o cidadão vota.
Nesta eleição, tal como ocorreu em 2022, haverá o horário unificado de votação, ou seja, os eleitores votarão ao mesmo tempo, entre 8h e 17h. Por causa disso, municípios com fusos diferentes deverão se adequar ao horário de Brasília.
Nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a fim de coincidir com o horário de Brasília, a votação acontecerá das 7h às 16h (horário local). No Acre, o pleito ocorrerá das 6h às 15h (horário local), mesmo horário de votação de 11 municípios do Amazonas que seguem o fuso acreano. Veja a lista abaixo:
- Amaturá;
- Atalaia do Norte;
- Benjamin Constant;
- Eirunepé;
- Envira;
- Guajará;
- Ipixuna;
- Itamarati;
- Jutaí;
- Tabatinga; e
- São Paulo de Olivença.
Nos demais 51 municípios amazonenses, a votação irá das 7h às 16h do horário local. Outra região do país com fuso diferente é Fernando de Noronha, mas o arquipélago não é considerado cidade, onde um gestor indicado pelo governador de Pernambuco fica responsável pela administração do local. Devido a isso, os moradores não votam para a escolha de prefeito e vereadores.
Quem precisa votar
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.