Eleições 2024: urnas são fechadas e apuração dos votos começa pelo Brasil

Primeiro turno ocorre neste domingo (6) nas 5.568 municípios; com fim da votação às 17h, contagem começa nos cartórios eleitorais

Da redação

Eleições 2024: urnas são fechadas e apuração dos votos começa pelo Brasil
Votação terminou às 17h
Reprodução/TSE

A votação para vereadores e prefeitos em todo o Brasil acabou neste domingo (6), às 17h, no horário de Brasília. A contagem de votos começa nos cartórios eleitorais logo após o fechamento das urnas.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 155 milhões de pessoas estavam aptas a votar nas eleições municipais deste ano. É possível acompanhar  a apuração em tempo pelo site do TSE, que mostra um gráfico com a evolução dos candidatos de acordo com o andamento da contagem dos votos. 

O Grupo Bandeirantes acompanha ao vivo, durante todo o domingo (6), notícias sobre candidatos, votação, apuração e eleitos pelo Brasil nas Eleições 2024 para os cargos de prefeitos e vereadores. Assista à cobertura ao vivo no link.

As eleições municipais deste ano ocorreram com algumas ocorrências. Ao menos 161 pessoas foram detidas na votação em todo o país. Cinco candidatos foram presos e 21 conduzidos à delegacia. 

A Polícia Federal também investiga uma tentativa de homicídio a um candidato a vereador em São Paulo. Além disso, dois candidatos em Roraima foram presos em flagrante pelos crimes de corrupção eleitoral e porte de arma. 

As cidades com maiores ocorrências foram Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 71; São Paulo (SP), com 35 e Boa Vista, em Roraima, com 30 ocorrências. 

Dentre os problemas com urnas eletrônicas, 2.651 foram substituídas, equivalente a 0,50% dos aparelhos usados nestas votações. O e-título, aplicativo da Justiça Eleitoral, apresentou instabilidades logo pela manhã, nas primeiras horas de votação. 

O principal problema identificado foi na área usada para justificar a ausência na cabine de votação. Segundo a ministra e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, o problema ocorreu pelo alto número de pessoas tentando acessar o aplicativo ao mesmo tempo. 

"O que se teve sobre o e-título no início da manhã é que tivemos um número enorme de pessoas acessando ao mesmo tempo. Tivemos mais de 7,6 milhões de buscas em um minuto. Não houve problema algum, foi apenas uma demora pelo número de acessos feitos. Desde parte da manhã estava tudo normal", disse. 

O aplicativo teve pico de 7.600 requisições por segundo às 8h02. Quase 2,5 milhões de pessoas justificaram a ausência ao votar por não estarem no local de votação. Quase 200 mil eleitores justificaram a ausência no exterior. 

Tópicos relacionados