Eleições

Eleições 2024: quem é José Luiz Datena, candidato do PSDB a prefeito de São Paulo

Jornalista e apresentador concorre pelo PSDB neste ano; por quatro vezes ele quase entrou na vida pública, mas esta é a primeira vez que vai ao pleito

Da redação

Eleições 2024: quem é José Luiz Datena, candidato do PSDB a prefeito de São Paulo
Renato Pizzutto/Band

Atual candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, o apresentador e jornalista José Luiz Datena cumpriu a promessa de entrar de vez na vida política, após quatro desistências nos últimos anos. Elegível para o cargo mais importante na maior cidade do Brasil, o apresentador de 67 anos enfrenta outros oito concorrentes. 

Natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o jornalista ficou conhecido pela apresentação de programas policiais, mas começou a carreira no jornalismo esportivo. O primeiro trabalho como repórter foi no programa Plantão Esportivo em uma rádio da cidade, onde também locutava. 

Nos anos 80, Datena trocou a rádio pela televisão, uma afiliada da Rede Globo e lá, conquistou uma menção honrosa e também venceu o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Em 1983 ele recebeu menção honrosa pela reportagem ‘Fome na região mais rica do país’ e em 1987 venceu pela matéria ‘Heróis da resistência, injustiça e perigo: menores trabalhando’. 

Anos depois, Datena trocou Ribeirão Preto por São Paulo, a pedido do narrador Luciano do Valle. Ele voltou a ser repórter esportivo, participando de coberturas da Band no Brasil e exterior. Ele chegou a ter passagens também pela Record e Rede TV. 

Na Band, Datena se consagrou como apresentador no comando do Brasil Urgente, programa que comandou de 2003 a meados de 2024, quando tirou licença da emissora para se lançar candidato à prefeitura de São Paulo. 

Quase candidaturas

Ligado à política, Datena já participou de 11 partidos, incluindo o atual, o PSDB. Apesar da popularidade, o apresentador nunca foi candidato a um cargo político até 2024. 

Mesmo ensaiando participar de disputas tanto para a prefeitura quanto o Senado, Datena já desistiu de ao menos quatro campanhas eleitorais desde 2016. 

Tópicos relacionados