Debate na Band terá transmissão pela TV, rádio e internet; veja como assistir

Encontro dos candidatos à Presidência terá cobertura completa dos canais do Grupo Bandeirantes; sala digital vai mostrar as tendências

Da redação

Para realizar o primeiro debate presidencial das Eleições 2022 neste domingo (28), às 21h, a Band terá o trabalho de cerca de 300 profissionais envolvidos na produção e transmissão do encontro histórico entre os candidatos. O debate nos estúdios da Band em São Paulo terá parceria com TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo e apoio do Google e YouTube. 

A direção de jornalismo começou há quase um ano as primeiras reuniões para produzir este debate histórico que vai reunir pela primeira vez os principais candidatos ao Planalto. Eles estarão lado a lado no palco, nesta ordem definida em sorteio: Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (PMDB), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e  Ciro Gomes (PDT).

"Será um debate em que os eleitores verão os candidatos reunidos pela primeira vez, com todas as condições possíveis para comparar e observar os estilos, ideias e programas porque os políticos estarão muito à vontade", avalia Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação. "As regras permitem a eles um espaço absolutamente adequado para que exponham suas propostas."

O diretor de conteúdo jornalístico da Band, André Basbaum, destaca a capilaridade de transmissão do debate pela TV, rádio, internet e nas redes sociais. "A Band segue essa tradição iniciada em 1989 com o primeiro debate presidencial da TV brasileira. É um compromisso imenso com o eleitor e a democracia. Vamos fazer um debate propositivo, com ideias e propostas, para que o eleitor possa sair com um caminho para a sua definição de voto."

Cerca de 300 profissionais estão envolvidos na produção e na transmissão do evento, que está sendo preparado há meses pela direção de jornalismo da Band. "Será um domingo histórico, uma grande oportunidade para o eleitor conhecer melhor as propostas de cada candidato e a partir daí fazer a sua escolha”, afirma Andressa Guaraná, diretora de redação da Band.

 

Veja como assistir

Pela TV, o eleitor vai poder assistir pela tela da Band, ao vivo, além da TV Cultura e das emissoras educativas espalhadas pelo país. A transmissão também acontecerá pelo Bandplay. As rádios Bandeirantes e BandNews FM também farão uma cobertura completa dos debates.

Pela internet, o eleitor vai poder conferir conteúdos exclusivos online do site Band.uol.com.br, que terá informações em tempo real dos embates, fotos de bastidores, vídeos das chegadas dos candidatos e toda a repercussão nacional, além da transmissão do debate, replicada também pelas redes sociais, Youtube, Facebook e Twitter.

Quem estiver fora do Brasil também poderá acompanhar o debate pela TV. A Alianza Informativa, que conta com 21 canais de TV nas Américas do Norte, Central e do Sul vai usar o sinal da Band. Grandes emissoras como a TV Caracol da Colômbia, Azteca do México e a gigante CBS dos Estados Unidos fazem parte dessa parceria.

O sinal da Band também vai ser transmitido pela Reuters, a maior agência de notícias do mundo, que chega a 89 conglomerados de comunicação em todo o mundo, e pela agência Enex que distribui notícias para mais de 50 países da Europa e do Oriente Médio.

Sala digital

A Sala Digital, montada no estúdio logo ao lado do debate, proporcionará uma experiência presencial aos convidados, que poderão acompanhar em tempo real nas telas a “temperatura” da repercussão digital do evento. 

Criada em parceria entre Google, Band e Vibra Digital, empresa spin-off de tecnologia do Grupo Bandeirantes, a Sala Digital estará localizada em um estúdio da emissora, e contará com dados de interesse de busca, painéis, inteligência e análises a partir da plataforma do Google Trends.

Nas plataformas digitais (BandPlay, Band.com.br e Band Jornalismo no YouTube), a partir das 20h15 e durante os intervalos, a transmissão terá análises dos interesses de busca dos eleitores em todo o Brasil.

“A parceria com o Google e o YouTube, agregado à força dos veículos unidos no pool, vai fazer do debate uma das maiores transmissões em capilaridade e alcance da campanha eleitoral deste ano”, pontua Rodolfo Schneider, diretor nacional de Conteúdo da Band.