Na contagem regressiva, os mínimos detalhes são importantes. Hoje foi dia de fazer os últimos ajustes de luz, de câmeras e de som.
Os profissionais que estão na engrenagem do primeiro grande encontro entre os presidenciáveis correm contra o tempo para ter certeza que tudo está como o planejado.
Neste domingo serão os candidatos que, diante das câmeras, também vão estar de olho nos cronômetros. Eles buscam a Presidência da República e, por quase três horas discutirão as propostas que cada um tem para o Brasil.
Foram quase 10 meses de reuniões entre a direção do jornalismo da Band e os representantes dos partidos e das candidaturas para acertar as regras e todos os detalhes. Conforme o sorteio, os candidatos vão estar nessa ordem no estúdio.
Felipe d'AviIa do Novo, Soraya Thronicke do União Brasil, Simone Tebet do MDB, Jair Bolsonaro do PL, Lula do PT e Ciro Gomes do PDT.
Neste sábado, a equipe de Jair Bolsonaro esteve nos estúdios da Band para atestar a segurança do presidente no debate.
Além da Band, esse encontro será transmitido por um pool de veículos de comunicação formado pelas rádios Bandeirantes e Band News FM, o canal BandNews TV, o Jornal Metro, a TV Cultura, o Portal UOL e o Jornal Folha de São Paulo.
O programa deve alcançar dezenas de milhões de telespectadores. Também será transmitido pelos canais Terra Viva e Agro Mais, TVs públicas, educativas e cerca de 400 estações de rádio do Grupo Bandeirantes, espalhadas por todo o país.
Você também poderá assistir a esse encontro histórico pelo aplicativo Band Play, pelo site Band.com.br e pelo canal Band Jornalismo no Youtube. Aliás, o Youtube e o Google também estão juntos com a Band para monitorar em tempo real os assuntos mais discutidos pelos eleitores na internet.
O debate à presidência também terá cobertura internacional. São mais de 20 emissoras parceiras da Alianza Informativa Latinoamericana./ Entre elas, a TV Caracol da Colômbia, o grupo Azteca do México e a gigante CBS dos Estados Unidos.
O sinal da Band também vai ser transmitido pela Reuters, a maior agência de notícias do mundo, que chega a 89 conglomerados de comunicação em todo o mundo, e pela agência Enex que distribui notícias para mais de 50 países da Europa e do Oriente Médio.
Para garantir a segurança e a concentração dos seis presidenciáveis não terá plateia. Em caso de ausência o lugar reservado para o candidato ficará assim: vazio.
Em caso de um eventual segundo turno, um novo debate já está marcado. Dia 9 de outubro, uma semana depois da votação do primeiro turno.