Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 47 anos e nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de junho de 1975. Apesar de atuar por 26 anos na vida pública, a eleição para o governo de São Paulo foi a primeira que disputou em sua vida.
Além de vencer Fernando Haddad (PT), ex-prefeito da capital paulista, no segundo turno, Tarcísio também é responsável por quebrar uma hegemonia de 28 anos do PSDB no comando de São Paulo. Ele será o primeiro governador que não faz parte da sigla. Tarcísio terá o desafio de governar sem ter Jair Bolsonaro (PL) o apoiando como presidente do país. Com a vitória de Lula na disputa presidencial, Tarcísio desponta como principal nome do bolsonarismo para fazer oposição.
Perfil
Ele é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras em Ciências Militares e engenheiro civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Entre 2005 e 2006 serviu como oficial do Exército na missão de paz da ONU no Haiti.
Ele também possui especializações pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército/ESAO, e Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas/FGV) e um mestrado em Engenharia de Transportes, pelo IME.
Trajetória política
Tarcísio deixou a carreira militar em 2008 e entrou para o funcionalismo público ao assumir o cargo de diretor no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Ele também atuou como secretário de coordenação do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) durante o governo do ex-presidente Michel Temer e foi responsável pelo processo de privatizações, concessões e desestatizações de ativos do governo.
Por último, Tarcísio comandou o Ministério da Infraestrutura durante o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e teve uma gestão voltada para a retomada de obras e concessões. Só no setor aéreo foram 48 terminais privatizados.